Nacional de Corta Mato (Curto) 2017

ACV: Única equipa do distrito

Não correu tão bem como na passada semana…

Compreende-se. Sendo a veterania a qualidade predominante da formação vermoilense – mais dada a distâncias mais quilometradas – e a versão curta do Nacional se ficar por aquelas escassas 4 unidades métricas, seria exigir demasiado dos guerreiros do Arunca…

Ainda assim, o 16º lugar coletivo obtido não pode deslustrar ninguém. Na primeira época em que o clube disputa (em veteranos) as duas versões da prova rainha do Corta Mato nacional…

Começamos por aí. Pela presença massiva de atletas veteranos no Nacional que, agora, se designa por masters: mais de 200 em qualquer dos casos! Aliás, a FPA tem largas centenas de razões para estar satisfeita com a adesão de atletas nestes nacionais… Não me recordo de ver tanta gente…!

 Atlético Clube de Vermoil fez deslocar a Torres Vedras uma dezena de esforçados (a época já vai longa…) atletas. O Miguel voltou a ser o melhor: 43º da geral (nono no escalão, que nos deu a pontuação coletiva)! Contudo, e por uma questão de justiça, atente-se que Carlos Alves (sub 23) fez mais 25 segundos que o grande Martins (M45) – para a mesma distância! Extraordinário!

Num bonito percurso em dia magnífico e num local aprazível os atletas dispunha de pouco mais de uma dezena de minutos para demonstrar toda a sua qualidade: destreza e velocidade na (larga) partida para obtenção da melhor posição no (possivel) control dianteiro da corrida; competência e mestria na gestão das (muitas) alterações de ritmos e, ainda, guardar um pouco de combustível extra para o sprint final. Foi esta a dinâmica de quase todas as provas a que assistimos.

Conjuntamente, e como vem sendo hábito, disputaram-se em simultâneo os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar e Univertário. Algumas provas foram feitas em separado, outras em conjunto. No Escolar tivemos presentes o JOÃO FERREIRA e o BRUNO GOMES e no Universitário a LILIANA NEVES, como sénior.

Resultados dos nossos atletas:

Campeonato Nacional de Corta mato (Curto)

Torres Vedras – 2017.03.11

NomeEscalãoTempoDistância
MIGUEL ANGELO13:29                     40000m
CARLOS ALVES35º13:54
NELSON FERREIRA13º14:04
PEDRO FERREIRA21º14:04
MÁRIO HENRIQUES31º15:48
DEONILDE COSTA16:06
EUGÉNIO MENDES26º17:40
LILIANA NEVES69ª18:25
ALFREDO SANTOS16º19:23
DIOGO OLIVEIRA199º29:08

O ACV foi a única equipa do distrito em veteranos que conseguiu classificar-se, mercê dos regulamentos que obrigam à presença de cinco atletas de cada género, nos masters. Em séniores já não é assim e … cabe aqui uma palavrinha de incentivo e de parabéns aos nossos vizinhos do GAU, da Bajouca que apresentaram equipas nos dois géneros: masculinos, 25º e femininos, 9ª. Muito bem!

Um agradecimento final para a CM Pombal pela cedência gratuita do autocarro para a nossa deslocação. Agradecimento extensivo ao Ricardo, paciente motorista. Obrigado!

Tempo, agora, para as competições habituais do pessoal da estrada. A próxima será o corta mato das Pedreiras (outro!!) no dia 26.

Classificações gerais, por escalão, AQUI

Fotos ACV, AQUI