Nacional de Corta Mato (Longo) 2017

DEONILDE COSTA: Vice Campeã Nacional

Veteranos igualam melhor classificação de sempre...

As renitências de alguns dos atletas do ACV em participarem no Nacional de Corta Mato foram, neste domingo, postas por terra… De facto, a extraordinária deslocação a terras da Ria foi – simplesmente – espectacular! Um dia magnífico para a prática da modalidade (sem frio, sem chuva e… sem calor!), uma excelente pista, rápida e fácil, com condições ideais para fazer excelentes tempos nesta especialidade.

O Atlético Clube de Vermoil juntou, ainda, a todas estas características a excelente jornada de convívio e camaradagem vivida inter pares. Foram doze (12) horas de muita boa diferença…

A veterania que levámos à Praia de Mira já sabia as linhas orientadoras de um Regulamento que, de há alguns anos para cá, a FPA persiste em fazer aplicar nos veteranos. Já o sabíamos, já o contestávamos mas voltamos a reafirmar: não é justo! Classificar coletivamente os veteranos por escalões é.. ridículo! Ganham as equipas que levarem uma mão cheia de atletas mais entradotes na idade que vão concorrer (ganhar pontos) com um número bem restrito de adversários. Com este tratamento dado aos masters passou-se do oito para o oitenta: o que prevalece é a veterania…!

Mas, reiteramos, das regras já (quase) toda a gente sabia… Portanto, adiante…

Quem sabia e bem a regra básica destas andanças era a DEONILDE COSTA. Vai daí… ala que se faz tarde e, adversária atrás de adversária, trepou pela classificação acima quase até ao topo: 8º lugar em veteranas e 2º no seu escalão valeram-lhe a medalha e o título de vice campeã nacional de F40!

Nos homens, MIGUEL ANGELO, atirou-se às curvas e contracurvas do húmido (mas sem lama) percurso e agarrou a sorte do 13º lugar da geral e o correspondente quarto lugar no escalão de M45. O crédito destes 7 pontos assim conquistados valeram ao clube igualar a melhor classificação de sempre em Nacionais de Corta Mato: 9º lugar! Para tal, segundo as tais regras, era necessário classificar mais quatro atletas… E foi aí que contaram todos os outros. A saber:

NARCISO FABIÃO  e PEDRO FERREIRA com os 15º e 16º lugares em M40, EUGÉNIO MENDES e o seu 14º lugar em M55 e ALFREDO SANTOS fechou com o score de 19º lugar em M60.

De realçar que a prova de veteranos foi, de longe, a mais concorrida com mais de 200 atletas de cerca de 80 clubes e… só se classificaram 14, dois dos quais com 0 “zero” pontos!!!

Ainda algumas notas soltas…

Para a organização: prever e ter à disposição dos atletas banhos de água quente. Não parece nada de especial. Achamos, até, que seria um dever de qualquer organização de qualquer prova de atletismo. Contudo, infelizmente, proliferam – cada vez mais – as organizações que acham que a lama tira-se em casa (ainda que a centenas de quilómetros)!

Almoço convívio… Quando chegámos ao restaurante procurámos se JÁ serviam almoços… Eram quatro da tarde! Nada que molestasse a enorme boa disposição do grupo, até porque o Nelson Évora acabava de dar o último salto nos europeus dourados…

Comentador da RTP2… se eu não fosse mais (bem) educado que o presidente do meu clube… Então não é que o homem quer que a FPA faça Nacionais só com a ELITE! Um SCP vs SLB não era meu caro? E os outros? São figurantes? Terá dito, ele, que assim evitavam-se as “dobragens” e os atropelos na largada… E que tal fazer a prova rainha do atletismo de Inverno na… playstation?

RTP… Sabedor da ‘maçada’ que seria “aturar” o televisionamento de provas de corta mato até às duas da tarde, para o mais paciente dos telespetadores, não posso, contudo, de manifestar o desagrado dos presente ao verem o “desmanchar” do material logo a seguir `a prova de séniores. Assim, nem Serviço Público nem promocional da modalidade como se propagandeou… Assim pareceu um pouco “les Uns et les Outres”…

Classificações Gerais (por escalões) AQUI

Fotos ACV AQUI

Para a semana há mais e o elenco vermoilense promete luta. Distancias mais curtas mas ainda maior ambição e… “pressão”!

Torres Vedras espera por nós!