Campanha “Viva o Atletismo”

ACV entre as melhores escolas do atletismo nacional

A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou recentemente a Classificação Nacional dos Clubes que participaram na campanha “Viva o Atletismo” distrital. Esta classificação nacional é feita com base de resultados obtidos nas competições distritais das provas de Triatlo Jovem, Salto Altura em Sala, Atleta Completo e Quilómetro Jovem.

Salto em Altura

Quilómetro Jovem

Classificação Nacional ACV

Nº Equipas

Classificação Nacional ACV

Nº Equipas

65

10º

208

 

Triatlo Técnico

Atleta Completo

Classificação Nacional ACV

Nº Equipas

Classificação Nacional ACV

Nº Equipas

14º

143

26º

143

 

Começando pela disciplina de Salto em Altura, o Atlético Clube de Vermoil classificou-se no brilhante 3º lugar nacional entre 65 clubes. Curiosamente os 3 primeiros clubes da tabela nacional são clubes da Associação de Leiria, em 1º a Juventude Vidigalense e em 2º o Clube Atlético da Marinha Grande. Contribuíram para este feito os atletas infantis Roberto Gonçalves e Bárbara Mota, os iniciados Bryan Rodrigues e Beatriz Duarte, e ainda os juvenis Mónica Mota e Fábio Dias. A soma de todas as alturas que estes jovens conseguiram transpor na fasquia totalizou 8,61metros, não muito longe do primeiro que totalizou 9,11metros.

Ainda dentro do Top 10 nacional ficaram os nossos jovens meio-fundistas ao alcançarem a 10ª posição no Quilómetro jovem entre nada mais nada menos… 208 equipas! O melhor clube foi o “Dragões Vale Vizela” – Braga. A nossa equipa foi composta por Ana Marreiros e Roberto Gonçalves (Infantis), Beatriz Duarte e Bryan Rodrigues (iniciados), Inês Santos e Pedro Rolo (Juvenis). A soma de todos os tempos deu 19,28´´42, menos de 1min do primeiro que totalizou 18.26´´23.

Não no top 10, mas ainda no top 15 foi a prestação dos nossos atletas no Triatlo Técnico Jovem. Com a ausência de um atleta do escalão infantil masculino, o ACV, mesmo assim, conseguiu a 14ª posição entre 143 clubes de todo o país. Este feito deve-se ao contributo dos atletas Carolina Ribeiro (infantis), Manuela Martins e Rafael Gonçalves (iniciados) e Mónica mota e Fábio Dias (juvenis).

Destaque ainda para o desempenho dos atletas do ACV que participaram no Atleta Completo. Fragilizados pela não pontuação dos infantis masculinos nem com a dos juvenis masculinos por ausência dos atletas, as perspectivas em termos nacionais não seriam as melhores. Relembramos que o ACV foi a 3ª melhor equipa distrital com 12.916 pontos. Divulgada a lista nacional constatamos que das 143 equipas que participaram o ACV é a 26ª melhor, ou seja, com 2 atletas a menos o acv ficou à frente de 117 equipas, entre elas nomes como o Centro Atletismo de Seia, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, CF Belenenses, SC Braga.

Viva aos jovens atletas do AC Vermoil, Viva à FORMAÇÃO!!!