5º Trail de Pombal Sicó

Licinio Carreira e ACV vencem o curto

Pedro Ferreira e Aquilino Ferreira também levaram a melhor nos seus escalões

Comecou, logo pela manhã, com a partida simbólica no Largo do Cardal. Às 9 horas saíram os mais ‘duros’ para os 29 km e, logo despois – 9h15m, os dos 17km. Também por essas horas, começaram a embarcar, nos autocarros disponíveis para o efeito, os caminheiros – rumo ao Vale, de donde iriam iniciar a sua dura caminhada até ao Pavilhão das Atividades Económicas, onde estava instalada toda a logística da chegada.

Não chovia muito mas… chovia sempre! Não estava frio mas, lá no alto da serra, o ‘calor’ aguentava-se bem! Não havia nuita lama mas, a que teimava em se agarrar nas alpercatas, tornava perigoso o apoio nas (muitas) pedras molhadas.

O Atlético Clube de Vermoil tinha como único representante na prova ‘mais’ apenas o veteraníssimo ALFREDO SANTOS. O nosso histórico colega ‘tirou a manhã’ para calcorrear toda a vertente sul da Serra da Sicó, com uma leve e fria incursão à vertente norte. Levou 4h21m57s para perfazer os durinhos 29 mil metros do percurso: 94º da geral e 4º do seu escalão. Esta modalidade ultra contou para o Distrital de Trail Longo.

MÁRIO HENRIQUE e ISABEL PATACO (mais aquele do que esta (trabalho a quanto obrigas!) optaram pela vertente mais divertida e, quiçá, mais ‘ensopada’ das provas. Pareciam uns pintainhos (os caminheiros). Molhados, mas satisfeitos!

No curto – se é que devemos chamar curta a uma exigência física e psíquica apurada durante mais de 80 minutos – tinha o ACV, toda a restante municão: 8 atletas. Curiosa mas lamentavelmente – para eles – só dois é que não foram ao pódio e … mal é sorte, ficaram em quarto lugar!!!

O grande vencedor foi o nosso ‘papa-trails’ (como carinhosamente lhe chamam os adversários) LICÍNIO CARREIRA: 1h13m56s para levar de vencida os 17,4 km do percurso. Foi, naturalmente, também vencedor do seu escalão M45. Com pouco mais de 1 minuto de atraso chegaria o PEDRO FERREIRA: 1h15m28s. Para além de ser o segundo da geral, venceu, também o seu escalão M40. Encerra, assim, em beleza a sua excelente campanha neste escalão, na véspera do seu 45º aniversario. Duplos parabéns, máquina!

Em quinto lugar da geral, o estreante no género, BRUNO GASPAR gastou 1h17m58s do seu domingo para rejuvenescer ao escalão de sénior (não houve M35) e ser o segundo classificado. Fechou a equipa, na 9ª posição da geral o, também ja ‘batido’ nestas andanças, AMÍLCAR BRITO com 1h22m06. O Amílcar foi o primeiro de dois a ficar fora do pódio; 4º sénior.

Na 14ª posição apareceu o JOSÉ SANTOS que não ‘viu’ bem os adversários e o tempo de 1h23m57s não lhe deram melhor que a outra quarta posicao no escalão de M45, por sete segundos!!! Mais tranquilo e desfrutando um pouco mais da paisagem a veterania e mestria do AQUILINO FERREIRA valeram-lhe a vitória no escalão M60, com 1h28m48s.

Surpreendido mas meritoriamente confiante foi como o VITOR LOPES subiu ao 3º lugar do pódio, nos M50, olhando de alto para o tempo de 1h40m02 passado nos trilhos da Sicó e rampas de S. Cristóvao e Castelo. Segunda posição no escalão de F40 – 131ª da geral e 1h56m19s foram as contas da SARA DOMINGUES. ‘Emprestada’ ao ‘patrão’, a Sara esteve a altura do acontecimento e representação feminina do ACV.

Coletivamente o nosso clube arrasou a concorrência; obteve 17 pontos, deixando a 2ª classificada a mais de 50 pontos!

A organização brindou toda a gente com o almoco volante e banhos quentes.

Toda a receita deste evento reverteu para os Bombeiros voluntarios de Pombal que se esmeraram na assitência aos atletas. Bem ajam!

Fotos ADAL: AQUI

Fotos ACV: AQUI

Classificações: AQUI