Protocolo(s) de Apoio

Apoios autárquicos

O tempo que atravessamos ficará nos anais da história da Humanidade. Um vírus, made in China, dizima 2% da população terreste, mas – dizem os entendidos – se tivesse aparecido umas dezenas de anos antes, teria vitimado mais de metade dos terráqueos!

O Mundo pula, mas… não avança! Num cenário digno de ficção científica, os humanóides escondem-se entre paredes tentando passar incólumes entre os pingos do expurgo do invisível inimigo. Vidas suspensas num cenário de terror.

Há, contudo, um túnel estratificado na esperança dos resistentes. Se bem que para muitos ele ficou permanentemente às escuros, com a sua partida abrupta e sem despedida dos que mais (os) amavam, outros veem nele uma luz: ao fundo, a meio ou intermitente…

O inimigo começa a ceder…

Os clubes, impedidos de exercer normalmente a sua atividade, estão (todos) no intervalo: Se alguns conseguem distrair o interregno de forma ativa, a maioria – pura e simplesmente – parou! Não há competições e, nalguns casos, nem sequer condições sanitárias para treinar. As despesas fixas mantêm-se e as correntes, embora menores, são um quebra-cabeças para aqueles que se veem sem os recursos habituais para fazer face a esse desiderato. O Estado (social), tal bombeiro em combate desigual com o demo vermelho, acode como pode: chamam-lhe apoio resiliente.

É neste âmbito que os responsáveis do ACV se veem na obrigação de comunicar que, antes do mais, estamos vivos. Treinamos, competimos quando nos deixam e aguardamos com ansiedade o regresso à ‘normalidade’, qualquer que ela seja!

A Junta e Freguesia de Vermoil, consciente da fraqueza da estrutura financeira das suas coletividades, decidiu – ainda que de forma simbólica – lembrar aos seus representantes que estão atentos e sensíveis. Para tal instituiu um apoio extraordinário decidido no final do ano passado e pago agora.

A Câmara Municipal de Pombal reviu o Plano de Apoio aos clubes do concelho, tendo em conta a persistência e perseverança dos mesmos. Segundo o despacho da presidência e a aprovação da assembleia, o objetivo é o de manter a ajuda habitual com redução em caso de impossibilidade de exercício de atividade ou a provisão de recursos extraordinários para a excecional falta de meios próprios de angariação de meios de subsistência.

No dia 22, o Atlético Clube de Vermoil foi um dos subscritores do Protocolo de Apoio e de compromisso de que, por nós, estamos cá: Prontos!