6º Meeting Jovem ACV e CD de 5 e 10.000m

Em dia da Liberdade

Boa moldura atlética apadrinha três dos 4 títulos para o ACV

No passado dia 25 de Abril, realizou-se em Pombal o 6º Meeting Jovem ACV contando também como 4ª jornada do Campeonato distrital de Infantis e Iniciados e em simultâneo decorreram ainda o Campeonato Distritalo de 5 e 10.000m em femininos e masculinos, respetivamente. Foram competições muito concorridas, talvez das maiores que este meeting jovem já presenciou, envolvendo um total de 251 atletas provenientes de 29 clubes e 9 associações. Os clubes da ADAL participaram em grande número, fazendo-se representar por 18 clubes. Dos clubes de fora dos distritos destaque para os atletas provenientes do Benfica, Sporting CP, SC Braga, AJ Serra (Madeira) entre outros.  

Campeonatos Distritais de 10 e 5.000m

Relativamente ao Campeonato Distrital dos 5 e 10 km, o Atlético Clube de Vermoil esteve em pleno destaque obtendo as vitórias e respetivos títulos, em seniores masculinos por Bruno Gaspar e em seniores femininos por Carolina Matias. Nestes campeonatos ainda terminaram muito perto do pódio Adriana Costa ao ser 4ª e Cláudio Loureiro ao ser 5º. Em veteranos femininos também vencemos por intermédio de Deonilde Costa (campeã distrital), tendo Liliana Neves fechado o pódio. No género masculino, mas em veteranos, a melhor classificação foi o 5º lugar de Pedro Ferreira.

Uma palavra, ainda, para a ADAL que, ao fazer destes campeonatos uma das etapas do Circuito de Meio Fundo, chamou ao Estádio e à pista muita gente. Tanta, que em masculinos,  houve necessidade de fazer duas séries: uma de seniores e outra de veteranos…

Meeting Jovem ACV

Coletivamente o Atlético Clube de Vermoil foi 2º classificado com 155,50 pts, atrás da Juventude Vidigalense com 203,50 pts e à frente do Clube de Atletismo da Marinha Grande com 75,50 pts.

Em termos individuais, no escalão de juvenis obtivemos a vitória do salto com vara através de Bárbara Mota com 2,70m, atleta que ainda foi 2ª nos 100m com 13,22. Helena Correia foi 3ª nos 100m com 16,19, tal como Ana Marreiros nos 400m com 70,06.

No escalão de iniciados vitoria para Rodrigo Dias no Triplo Salto com 10,90, tendo ainda sido 3º no salto com vara com 2,65m. No género feminino vitória par Sofia Lavreshina no salto em altura com a magnífica marca de 1,55m, atleta que ainda foi 2ª nos 80m com 10,71. Joana Ferreira foi 2ª no salto em altura com 1,30m.

Passando para o escalão de infantis Afonso Marques venceu o salto em altura com 1,43m, Eduardo Fernandes foi 2º no lançamento do peso com 71,9 tal como sara Vieira no salto em comprimento com 4,20m. No último lugar do pódio ficou Duarte Gonçalves nos 60m com 8,83.  

No escalão de Benjamins B, Ricardo Lourenço foi 2º nos 600m com 2.01,20, tal como João Pedrosa no salto em comprimento com vara ao fazer 2,96m. Por fim nos Benjamins A, Edgar Gonçalves bisou ao vencer os 60m (10,40) e Salto em comprimento com Vara (2,82m).

Nas provas extra de 400m destaque para os juniores Daniel Antunes e Ana Luísa que foram os melhores do clube, obtendo novos recordes pessoas de 52,55 (5º lugar) e 65,56 (4º lugar), respetivamente.

Atleta Completo

No passado fim-de-semana 22 e 23 de abril, realizaram-se em Pombal mais uns campeonatos distritais do Atleta Completo para os escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, tendo o Atlético Clube de Vermoil se fazendo representar com 17 atletas.

Coletivamente sagramo-nos vice-campeões distritais atrás da Juventude Vidigalense e à frente do Clube de Atletismo da Marinha Grande

No que respeita a resultados, destacamos em infantis a prestação de Sara Vieira em femininos que foi 3ª classificada com um total de 1835 pts e Afonso Marques em Masculinos ao ser 2º classificado com um total de 1667 pts. Em iniciados a nossa melhor classificação foi por intermédio de Sofia Lavreshina ao ser 2ª classificada com um total de 3575pts, tendo Rodrigo Dias sido o melhor no género masculino ao ser 5º classificado e atingido a marca dos 2771 pts. Em Juvenis Bárbara Mota sagrou-se vice-campeã distrital com 3617pts enquanto que em masculino, na sua estreia, Francisco Gameiro terminou em 6º lugar com um total de 3425 pts.

Parabéns a todos pelas magníficas prestações, mesmo aqueles que não alcançaram resultados de pódios, existe uma clara evolução e excelente trabalho desenvolvido. 

Noticia Taça de Portugal de Marcha

Também no dia 23 de abril, no Luso, teve lugar mais uma competição nacional de marcha, a Taça de Portugal. Nesta competição participou o atleta Cristiano António tendo realizado uma excelente prova de 10 km Marcha e ficado à beira do pódio com um 4º lugar e o registo de 46,54,91.

Dois dias depois, já com a passada mais alta e rápida, o Cristiano foi até Castelo Branco fazer a meia maratona local. Foi para mais longe (ou não!) mas o lugar foi o mesmo: 4º. Parabéns Cristiano!

Trail de Pombal

No domingo, 23, pelas encostas da Sicó, entre mais de 500 “alpinistas” ‘andaram’ dois dos nossos mais duros representantes: João Sacramento inscreveu-se para 19 e acabou por fazer mais de 22 quilómetros… 17º lugar da geral no denominado Trail Curto. Com mais tempo (até porque a tarde ainda ia a meio) e sem avaria no “conta quilómetros”, o Alfredo Santos fez os 39 do Longo e fez jus à valentia dos que só ‘por dentro’ é que podem avaliar o significado da coragem… 1º lugar no escalão, até porque estas loucuras não são para todas as idades. Valentes!

Corrida da Liberdade

Assistiu à partida das provas de Pombal, tomou um cafezinho e foi ‘ali acima’, a Pedrogão Grande festejar a Liberdade com duas voltinhas de 5 km à vila beirã. Eugénio Mendes, em modos que de ‘aquecimento’, enfrentou com desportivismo o (bastante) desnivelado do percurso, reviu amigos, lanchou, tomou banho e regressou à base, ainda a tempo de ver chegar os mais duros da prova de apoio aos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Milha de Cristal

Na véspera do 25 abril, na mais antiga Milha de Portugal, a Milha de Cristal na Marinha Grande estiveram em evidência alguns atletas do Atlético Clube de Vermoil, num total 6 atletas presentes.

Destacamos a vitória de João Ferreira no escalão de Juniores, sendo ainda 9º classificado da geral com a marca de 4:31 (retira 15 seg ao seu recorde pessoal). O seu colega, também júnior, Bruno Gomes termina no pódio ao ser 3º classificado e 13º da geral com a marca de 4:36 (retira 12 seg ao seu recorde pessoal). Martim Costa também atinge o pódio ao ser 3º classificado no escalão de Iniciados com um novo recorde pessoal (5:29). O único atleta sénior masculino presente foi Carlos Alves, realizando uma boa prova, terminando em 19º com 4,47. Em veteranos, a honra de representação coube ao Miguel Angelo que, com os seus 5,06, fez a 6ª posição.

No género Feminino praticou, em veteranas Deonilde Costa que foi 2ª classificada com 5,52 e em juvenis Ana Marreiros atingiu o 3º lugar com 6,10.

Parabéns a todos!