Campeonato Nacional de Estrada

DEONILDE no pódio...

..."Séniores" de circunstância fazem o que podem!

Decorreu na tarde deste sábado, em Lisboa, o 23º Campeonato Nacional de Estrada. 

O percurso – em plena avenida da Républica, entre a Churrasqueira do Campo Grande e o Saldanha (duas voltas) – mais parecia um carrocel… 9 (NOVE) rampas de tantos outros túneis e a muita humidade foram só dois dos aperitivos nesta competição.

Com partida e chegada na Alameda da Cidade Universitária cada um dos setecentos e muitos atletas tentaram, ainda assim, fazer o seu melhor. Houve para tudo: desistências às dezenas; lesionados por “atropelamento” por peões e falta de água para quem mais precisava – os últimos (o autor destas linhas, quando chegou, só ouviu a lamentação de quem recolhia o lixo: – “estamos a seco!”. Recebi a última garrafa… de meio litro! Depois de mim, algumas centenas… sem água…). Claro que nesta coisa de juntar a prova competitiva com a “Lisboa a Mexer”, era previsível que isto acontecesse… A FPA e a CM de Lisboa já se penitenciaram, pedindo desculpa.

O Atlético Clube de Vermoil, um dos quatro clubes de Leiria presentes neste campeonato, optou por levar à capital a equipa disponível mas toda ela (com exceção da Deonilde) inscrita como sénior, uma vez que a classificação coletiva de veteranos seria (como foi) pontuada de 10 a 1, por escalões. Estávamos, à partida, limitados à prestação coletiva dos nossos atletas pontuados pela forma tradicional (primeiros 4). Ainda por cima com o nosso melhor atleta (Chonka) excluído dessa contagem…

Nestas condições, cabia a cada um de nós honrar o clube com a melhor prestação individual possível. Foi o que cada um fez… e bem!

SERGIY CHONKA foi 134º com 36:25; PEDRO FERREIRA, 163º com 38:33; AQUILINO FERREIRA, 169º com 38:49; PEDRO FREIRE, 186º com 39:38 e já depois dos 40′, “JOSÉ SANTOS”, 193º com 40:44 e EUGÉNIO MENDES, 211º (ainfa ficou 1 sénior atrás de mim!) com 49:45. Nos juniores NUNO MENDES (juvenil em substituição) foi 51º com 1:04:56.

A DEONILDE COSTA, esta sim, no seu “habitat”, foi 3ª classificada em F40, com 44:51.

O campeonato foi ganho por Rui Silva do SCP e Dulce Félix do SLB, tendo esta equipa vencido coletivamente nos dois setores. Em veteranos masculinos venceu o CA de S. João da Madeira com 44 pontos: uma vitória, dois segundos e dois terceiros lugares.

Completaram a comitiva do ACV, que saiu de Vermoil pelas 11 da manhã, a “fotógrafa” ISABEL PATACO e o presidente SÉRGIO SILVA. Um agradecimento especial ao MIGUEL FERNANDES pela (boa) companhia e ajuda. Obrigado!

Fotos ACV. AQUI