Campeonato Nacional de Juvenis

Bárbara Mota e Bryan Rodrigues Campeões Nacionais

Tomás Marreiros vice-campeão nacional e recordista distrital

IMG 6039IMG 6032

IMG 6019

Foi um fim-de-semana, uma vez mais, em cheio para o ACVermoil com a melhor prestação de sempre em termos de resultados individuais em campeonatos nacionais de ar livre, dando assim continuidade aos nacionais de pista coberta. Pela primeira vez obtivemos dois campões nacionais num campeonato nacional de juvenis através de Bryan Rodrigues no salto em comprimento com a excelente marca de 6,98m (ventosos) juntando assim ao titulo já conquistado na pista coberta e de Bárbara Mota que venceu o salto com vara com um recorde pessoal de 2,96m melhorando o 3º lugar alcançado no ano passado. Recorde-se que a Barbara Mota é uma atleta ainda iniciada, tendo um grande futuro à sua frente e que na pista coberta foi “impedida” de participar nos nacionais de juvenis devido ao regulamento imposto pela federação. Outro destaque vai para Tomás Marreiros que na sua melhor prova (Salto com vara) consegue alcançar um fantástico recorde distrital de juvenis com 4,36m mas que não chegou para chegar ao pódio, terminando em 4º lugar com a mesma marca do 3º classificado e muito próximo do primeiro. Não há memória de um concurso com um nível tão alto em campeonatos nacionais. Na sua outra prova os 110m Barreiras tinha uma tarefa bem mais difícil, mas o jovem atleta deu tudo, conseguindo mesmo sagrar-se vice-campeão nacional, surpreendo tudo e todos, inclusive o seu colega de clube e treino João Silva que terminou em 4º e que nas eliminatórias tinha alcançado a melhor marca. João Silva portanto, acabou por demonstrar alguma imaturidade na final dos 100m Barreiras onde numa situação normal lutaria pelo pódio, registando assim o mesmo 4º lugar que conseguiu na pista coberta.

As provas têm mesmo destas coisas, sendo aprendizagens constantes e sendo um atleta de 1º ano, terá uma palavra a dizer no próximo ano. Muito, muito próximo do pódio ficou também a estafeta feminina de 4x100m ao terminar em 4º a 12 centésimo da equipa do SCP que terminou em 3º. Fizeram parte da estafeta Mariana Santos, Bárbara Mota, Cláudia Freire e Beatriz Duarte. Individualmente participaram ainda Patrícia Cravo no lançamento do disco e dardo com 24,36m e 29,63m (10º), Manuela Martins também no lançamento do Dardo com 28,36m (13º), Beatriz Duarte nos 300m com 45,06, Cláudia Freire nos 100m com 12,89 (ventosos) e Bárbara Mota também nos 100m com 13,21 (ventosos).

Coletivamente, tivemos um bom desempenho, tendo as meninas igualado a posição do ano passado, ou seja, 21º lugar mas desta vez com 24pts (+2pts que em 2014) e a equipa masculina com o 8º lugar com 40,50pts piorando um pouco relativamente a 2014 onde tínhamos alcançado o 5º lugar. A equipa masculina tinha tudo para lutar pelo pódio dando seguimento ao título de vice-campeões nacionais de pista coberta, mas infelizmente com a lesão de Rafael Gonçalves e a ausência de Lucas Dias que lutariam por vitórias e pódios nas velocidades e ajudariam ainda as estafetas, tal como limitação física de Bryan para o triplo salto limitaram as nossas aspirações. De qualquer forma, o pensamento já está em melhorar todos estes resultados e para isso à que continuar a trabalhar e a projetar o futuro.