Pombal Trail

Aquilino e Joaquim vencem na Sicó

Há doidos por aí…

Há!

Saltitar serra acima, serra abaixo, durante horas… e horas; por mato acima, lama abaixo; levando com chuva por cima, por baixo e por todos os lados…  tudo isto durante uma manhã invernosa a chamar “prá caminha”: só pode ser de malucos, mesmo!

Mas há muitos!

Neste domingo a nascente da cidade de Pombal, em plena Serra da Sicó, era vê-los e ouvi-los: correndo, saltando e… andando.

Maluqueira saudável. Elevar ao máximo o expoente de alegria, esforço e satisfação. Quais intempéries, chuva, lama, mato ou pedras soltas por trilhos abaixo ou carreiros acima. Interessava, interessou e vai, concerteza, continuar a ainteressar a cada vez mais gente: divertir-se! E, enquanto  puder ser de sorriso nos lábios e satisfação interior, não haverá chuva, frio, mato ou pedra que desvaneça o desafio da aventura.

O trail é assim…

Os mais useiros, equipados a rigor (quais astraunautas da NASA) parecendo alpinistas, partiram bem cedinho (8 da matina) pois que pela frente iriam ter uns durinhos quarenta e seis quilómetros. Entre eles, três dos nossos homens: AQUILINO FERREIRA, JOAQUIM QUITÉRIO e ALFREDO SANTOS.

Uma hora depois, mais três maluquinhos cá da casa: PEDRO FERREIRAEUGÉNIO MENDES e SORAIA GONÇALVES. Pela frente iriam ter, cada um, uns desconhecidos 25 km. Em conjunto (para parecermos mais) partiram outros tantos aventureiros para o “mini” de… 17 km.

Enquanto isso, uma grande mão-cheia de tímidos caminheiros iam entranto para os autocarros que os iriam deixar à sua (deles) sorte, em Vérigo, para que regressassem à cidade, depois de palmilharem cerca de 14 km…

Esta foi a ementa. Vamos ao repasto…

O primeiro a dar nas vistas foi o Pedro que completou a sua distância em 2h13m30s e fez o 9º lugar da geral e o 3º no escalão; seguiu-se o autor destas linhas, que, com as 2h50m47s não foi além do 48º lugar da geral e o 6º no escalão. A Soraia achou por melhor voltar de carro depois de subir os primeiros sete quilómetros. Ajuizada, a moça…!

Hora e meia depois, começaram a chegar ao Cardal os ultras: Aquilino em 4º da geral e vencedor do seu escalão com 4h28m03s. “Logo” depois, em 7º apareceu o Joaquim, também ganhando o escalão de M40 com a marca de 4h55m10s. Já na segunda metade do dia, lá acabou por aparecer o Alfredo… 7h10m40s, 27º da geral e 3º no escalão!

Que concluir disto tudo?

Foi bom? Claro que foi!

Vamos repetir? Claro que sim!

…Calma! Pensaremos nisso lá mais pró ano!!!

A organização esteve impecável. Percurso muito bem marcado; bons abastecimentos e conseguiu irradiar simpatia e alegria ao pelotão. Não pode ser acusada pelo mau estado do tempo, mas, para este tipo de gente de “barba” rija, essa questão nunca se levantou.

Umas notas finais…  A primeira para os destinatários da solidariedade dos participantes: os bombeiros. Até parecia que a serra estava em “Estado de Sítio”, tal era a quantidade de fardas vermelhas, vigiando pela segurança da maluqueira instituída!

A segunda para o dispositovo municipal: estavam em todo o lado, para que nada fosse olvidado e… quando foi preciso, mostraram estar atentos e vigilantes.

A última, para o sexo “fraco”… Então os corajosos são os homens, é? Obrigado meninas e senhoras de Pombal … e arredores. Sem vocês a correria pela serra teria muito menos graça!

Podem ser vsitas as nossa fotos na página do face do ACV; da ADAL e da PombalTV