Corrida dos Gambuzinos

Gambuzinos ao saco...!

MÁRIO FONSECA foi quem "apanhou" mais ... e mais depressa!

Numa experiência inédita para a grande maioria dos participantes, decorreu na noite do passado sábado, nas “ruas” da cidade de Pombal, a 1ª Corrida dos Gambuzinos.

Em boa hora a Câmara Municipal de Pombal agarrou a idéia: Excelente! Magnífico! Extraordinário e Divertido, foram as expressões mais utilizadas pelas cerca de duas centenas  de aventureiros que se ‘lançaram no desconhecido’.

Esventrámos 5 edificios públicos (CMP, C Camionagem, Biblioteca, Museu e Celeiro), um autocarro e o próprio castelo; passámos pela pista do estádio (com barreiras e tudo!) subimos a escadaria (nome pomposo para os cinco muros que tivemos pela frente) do Santo Amaro; saltámos obstáculos (Pneus e automóveis); subimos e descemos diversas escadarias e dois túneis… Tudo isto em Contra Relógio: ganhava quem demorasse menos tempo!

O melhor foi o nosso MÁRIO FONSECA com um tempo canhão: 16m35s!!!

Excelentes prestações dos restantes atletas do ACV onde se destacam o primeiro lugar em sub 20 da Inês Lopes; os segundos lugares do Tiago Marques, Mário Henriques e Blandina Lourenço (que se fosse bem considerada a inscrição, venceria em veteranas) e os terceiros lugares do Sergiy Chonka e Carlos Alves. Vitória folgadíssima por equipas…

Boa organização com toda a gente a pedir a próxima.

Aspetos positivos: Novidade – o que é novo é bom; Localização – Volta ao35 Centro Histórico e evitando transtornos ao trânsito; Cronometragem – Numa prova deste género é essencial funcionar tudo certinho (Recorda-se que o segundo classificado foi dos últimos a partir…); Apoio – Dos voluntários. Muito bem! Onde havia perigo, lá estava alguém para avisar.  Data – Ideal para estes eventos e Adesão Local – De atletas, claro! Muita gente, mulheres e jovens. O que prova que é uma prova PARA TODOS.

Aspetos a melhorar: Iluminação – No castelo, principalmente. Supõe-se que os gambuzinos só aparecem no escuro mas… não podemos exagerar! Sinalização – As fitas estavam muito altas e o espaço era demasiado largo. Prémios – Não será necessário gastar muito dinheiro para apresentar troféus mais de acordo com a importância que se quer dar ao evento. Escalões – Continua a fazer-se por esquecer que quem “enche” as provas são os veteranos… só um escalão? Adesão Local – Do público. Pombal persiste em não se identificar com o atletismo … que também é espetáculo!  Fluor – Ou a falta dele… a única desilusão! Afinal ninguém conseguiu ver qualquer gambuzino… nem na camisola!

Os nossos atletas:

Geral

Esc

Nome

Tempo

MÁRIO FONSECA

16:35

TIAGO MARQUES

17:28

NELSON FERREIRA

17:47

BRUNO GASPAR

17:48

MÁRIO HENRIQUES

17:50

SERGIY CHONKA

17:59

15º

CARLOS ALVES

19:19

19º

JOSÉ SANTOS

19:49

22º

11º

JOAQUIM QUITÉRIO

20:08

40º

21º

PEDRO FERREIRA

21:01

48º

NUNO MENDES

22:03

67º

30º

EUGENIO MENDES

23:16

80º

36º

ANTÓNIO SANTOS

24:14

90º

38º

ALFREDO SANTOS

25:08

91º

BLANDINA LOURENÇO

25:13

93º

INÊS LOPES

25:28

94º

39º

FERNANDO PARREIRA

25:36

103º

43º

ANTONIO NEVES

26:20