Megas – Fase Nacional

Sofia Lavreshina e Lucas Dias sobem ao pódio

Realizou-se no passado 29 de Março, em Lagoa – Algarve, a Fase Nacional dos Megas. O MegaSprint, Megakm, MegaSalto e MegaLançamento reúne os melhores atletas de diversos agrupamentos escolares do País e serve essencialmente como promoção do atletismo. Mais numa vertente lúdica do que competitiva. A própria associação de Atletismo do Algarve denomina, e muito bem, esta prova como “Festa do Atletismo – Fase Nacional”.

A brincar ou a sério, os nossos atletas em representação das suas escolas portaram-se muito bem e demonstraram todo o valor que adquiriram nos treinos do ACV.

Em benjamins, a Sofia Lavreshina provou mais uma vez que o seu futuro desportivo terá algo a haver com resistência, pois foi a 2ª mais rápida a completar a distância de 1000m. Fê-lo em 3.29.05, muito próximo do seu melhor registo 3.28.08.

Ainda na distância de 1000m, Daniel Santos também fez um registo próximo do seu melhor tempo e conseguiu ser o 5º classificado com o tempo de 3.06.05. Tem como melhor registo 3.05.86.

Nos saltos, Lucas Dias a brincar deu só o seu melhor salto de sempre, quer no comprimento – 5.86m, quer na classificação – 2º numa Fase Nacional. Duas semanas antes, em Almeirim, Lucas Dias também esteve em destaque ao vencer os 80m em 9.46, novo máximo pessoal.

Neste campeonato escolar participaram ainda mais 6 atletas que treinam diariamente no ACV. São eles os velocistas (40m): Diogo Figueiredo que foi 6º na 1ª eliminatória com o tempo de 5.62; Manuela Martins (6ª/eliminatória – 6.22); Cláudia Freire (6ª/eliminatória – 6.33); João Silva (5º/eliminatória – 5.73); Bárbara Mota (2ª/eliminatória – 6.18) e por fim, a benjamin Maria Abreu que foi 6ª na 1ª eliminatória com o tempo de 7.05.

É importante referir que estes resultados em competições escolares só são possíveis graças à dedicação destes jovens atletas que abdicam do pouco tempo livre que a escola oferece para treinarem e adquirirem os benefícios que traz a prática desportiva! É sempre bom relembrar também que o sistema obriga estes jovens a passar, em alguns casos, mais de 8horas na escola e depois ainda a passar mais 2 ou 3 horas a realizar trabalhos (tpc´s) em casa.