Campeonato Nacional Marcha

Tempos parciais divulgados e novo Recorde Distrital

Um mês depois do desaire do nosso marchador Cristiano António que cumpriu a dura distância de 50km no Campeonato Nacional de Marcha em Estrada realizada em Quarteira, a FPA apresentou finalmente os tempos parciais dos atletas.

Foi sabido que apesar do 3º lugar conquistado, a marca obtida ficou aquém do que se esperava, muito longe do pretendido. Foi explicado as diversas razões que levaram o atleta quase desistir aos 40km. Problemas físicos, má disposição, tonturas, esgotamento das reservas de glicogénio, poderão ter estado na origem.

Pois bem, 50km são muitos km´s e seria injusto resumir-se ao tempo conquistado no final, apesar de ser esse o tempo oficial! Sabemos agora com a divulgação das marcas parciais qual foi a verdadeira prestação do nosso marchador e concluímos que poderá brindar, com a fraca marca de 4h40 nos 50km e de medalha ao peito, um novo recorde distrital! Cristiano passou aos 35km (distância que não consta no programa oficial mas a qual existe no livro de recordes) com o tempo de 2h53.26, menos 4minutos do anterior recordista Gonçalo Fonseca que fizera a marca de 2h57.37 em 2001 (à 13anos!) na cidade de Viseu. Cristiano António soma assim o seu terceiro recorde, segundo deste ano.