Campeonato Nacional de Corta Mato

... Heróis na lama!

Inês Santos 9ª classificada Junior

Edí Moderno 25º classificado junior

Atlético Clube de Vermoil, 11º lugar

Disputou-se, este domingo, nos terrenos envolventes à Pista de Aeromodelismo, no Casalinho, o Campeonato Nacional de Corta Mato, versão longa.

O Atlético Clube de Vermoil, como reprersentante local, desde o início que sentiu a responsabilidade de representar o melhor possivel o concelho e as suas gentes no evento… Fizemos o possível!

Num terreno extremamente pesado, com chuva, frio, vento e muita lama, fazer melhor era difícil. Daí que chamar aos bravos e bravas que enfrentaram a intempérie, de HERÓIS é o mínimo… A todos eles! Aos que ganharam, acabaram a prova ou que foram obrigados a desistir! Gente de barba rija… Incluir, também, neste naipe os mais jovens: os juvenis. De facto, só assistir ao tremendo sacrifício que os e as jovens atletas passaram … doeu! Para eles estava reservado o pior, já que – com o passar das provas – a pista ia-se tornando mais impraticável… Parabéns a TODOS!

Contudo, e não pretendendo ser “advogado do diabo”, atribuir culpa à organização da prova pelo mau tempo sentido e, consequente estado do percurso, é injusto. É não valorizar o esforçado trabalho braçal (já que o acesso de maquinaria era impossível) que a ADAL e a CMP levaram a cabo duarante o dia de sábado. Tudo foi feito para que os estragos climatéricos fossem minimizados. Vir, agora, atribuir culpas à organização pela escolha do local é, repito, injusto. Na sexta feira a pista estava excelente. Só a chuva do dia e note de sabado é que estragou tudo. Que restava à organização: cancelar a prova? Quando? No sábado à tarde? Domingo de manhã? É ridiculo. Tanto mais que estamos a falar de Corta Mato…

Vejamos então  a excelente prestação dos nossos atletas: começámos com as juniores com a INÊS SANTOS a ser 9ª e a melhor do distrito. Com a pista ainda de cor verde a Inês só não conseguiu fazer uma prova “limpa” porque contabilizou duas quedas… Seguiu-se o EDI MODERNO: já com muitas manchas pretas espalhadas pelo percurso, foi 25º, também o melhor do distrito de Leiria. Acabou em estado de exaustão. Boa recuperação, Edi! Nas senhoras, DEONILDE COSTA fez a sua prova entre água, lama e chuva: 42ª. Também cumpriu!

Na prova rainha reinou a lama: MÁRIO FONSECA foi o mais rijo e com uma magnífica 46ª posiçao da geral foi o nosso melhor. Fibra de homem do norte… Muito bem estiveram o LUIS GOMES (61º) e o BRUNO GASPAR (65º) e, pouco depois o MIGUEL ANGELO (86º) a fechar a equipa (11ª). Enquanto as forças e a lesão o permitiram, por lá andou, também, o MÁRIO HENRIQUES. Aguentou até mais não poder… Depois houve os outros. Um agradecimento sentido a estes, também. Não é pelo facto de não terem pontuado que se pode pôr em causa o seu magnânimo esforço. Eles também contaram: CRISTIANO ANTÓNIO (97º) pareceia um Cristo… Lama por cima, por baixo e nas mãos e braços. Só para sorrir: Cristiano, correr é com as pernas. Não com as mãos…! Outro dos que mudou a cor ao equipamento foi o NELSON FERREIRA (106º): a imagem do esforço! SILVIO MOREIRA (113º) transportou com galhardia a camisola do ACV até aos derradeiros metros. Sofrimento comparável com o do JOQUIM QUITÉRIO (124º) que, sem grandes treinos, honrou ou fez tudo por honrar a camisola. Também com sacrificio, mas com um sorriso nos lábios (por dentro sabe-se lá…) JOSÉ SANTOS (126º) lá conseguiu a sua vitória de chegar ao fim. Por último, mas não menos louvável, a atitude guerreira e de exemplo do nosso presidente: ALFREDO SANTOS (127º) que transportou os seus 59 anos durante os terríveis doze quilometros do calvário do Casalinho, numa prova que, de facto não era para si!

Depois… o pior! Já em condições inumanas a vez dos juvenis. Passava das 13h30m… O percurso era. agora, um rasto apocalíptico de lama e água. Havia que cumprir calendário. Os miúdos metiam dó ao tentar dar um passo a seguir ao outro sem perder a bota… Quando podiam lá ensaiavam uma corridinha para, depois, chegarem-se às fitas procurando terreno menos alagado… FILIPE SANTOS (76º) e NUNO MENDES (81º) fecharam as contas. Fecharam como os outros: com responsabilidade, sacrificio e honra.

Justa, também, a referência aos “operários” do ACV em apoio ao evento, no Bar: INÊS LOPES, SILVIA SILVA, JULIO CUNHA, ANDREIA PONTE, RENATO SANTOS, EUGÉNIO MENDES, SÉRGIO SILVA e RENATO SANTOS. Sem esquecer os dois voluntários de apoio: o DIOGO e o CARLOS.

Muito obrigado, HEROIS DA LAMA!