Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo

Nova dobradinha para o ACV | Seniores e Veteranos Campeões

Inês Santos – campeã em juniores

Deonilde – Vice em Veteranas

Édi Moderno – Vice em juniores na estreia

Tiago Marques e Mário Henriques 3ºs

Chuva, vento e muita lama, foi assim que decorreu, no passado domingo no Casalinho – Pombal, o Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo. Num percurso atribulado devido às fortes chuvas que deixaram os terrenos saturados e lameados, 17 corajosos saíram da zona de conforto, vestiram a camisola do ACV e lutaram pelas melhores classificações possíveis num corta-mato que mais se poderia chamar “The Color Run”.

Como era de esperar, o Atlético Clube de Vermoil revalidou o título de Campeão em Seniores masculinos com larga vantagem da segunda equipa – o Grupo Alegre e Unido da Bajouca. Individualmente, o melhor classificado vermoilense foi Tiago Marques, vencedor da última edição mas que desta vez não foi além do 3º lugar, a pouco mais de meio minuto do vencedor João Leal da GA Caranguejeira. Fora do pódio, mas dando pontos importantíssimos, ficaram os atletas Mário Fonseca (4º); Luís Gomes (5º) e mais atrás Cristiano António (12º).

Mais renhida foi a luta coletiva no escalão de veteranos, cujo pódio ficou definido à chegada do 12º atleta em 71 participantes! Se cada equipa é composta por 4 atletas dá para perceber que foi tão competitivo o 1º como o 12º lugar, e ainda mais se repararmos que a diferença entre o 1º e o 12º foi de pouco mais de 3 minutos! Ditam as regras que no fim vence quem conseguir menos pontos e o Atlético gastou apenas 22 pontos contra os 25 do ID Vieirense e 31 do CA Barreira , fruto das prestações de Mário Henriques (3º); Miguel Ângelo (4º); Carlos Santos (7º) e Sergiy Chonka (8º). Ainda no escalão de Veteranos completaram os difíceis 8 km Aquilino Ferreira na 17ª posição e Alfredo Santos no 64º posto.

Nas senhoras, a única representante do Atlético foi Deonilde Costa demonstrando que além de correr na estrada e na pista também sabe correr na lama. Percorreu os 6 km que competia às Veteranas e só perdeu com Sara Brito da CA Barreira, sagrando-se assim vice-campeã distrital.

Nos escalões mais jovens destaque para a vitória de Inês Santos em Juniores e para a 2ª posição do estreante Édi Moderno também em juniores.

O ACV apresentou ainda uma equipa de Juvenis Masculinos que com o 6º lugar do Roberto Duarte, o 9º e 10º do Filipe Santos e Pedro Rolo, e 15º do Nuno Mendes – que percorreu mais de 2 km só com uma sapatilha -, totalizaram 40 pontos e viram-se derrotados por um misero ponto dando vitória à equipa leiriense Juv Vidigalense.

Fora do circuito, mas também fazendo parte da equipa, estiveram Sérgio Silva, Sílvia Silva, Julio Cunha e Inês Lopes que voluntariamente serviram os reforços alimentares aos atletas numa boa iniciativa do Atlético de explorar um bar junto à prova. Foi bom para a economia do clube e bom para os atletas, o café mais próximo ficaria a kms de distância. Eugénio Mendes garantiu (à chuva e ao frio, tentando safar-se da lama) os retratos…

Para a história fica o ano em que a equipa Sénior Masculina do ACV ganhou tudo o que havia para ganhar no meio fundo Distrital – Campeonato de Estrada| Campeonato Corta-Curto Curto| Campeonato Corta-Mato Longo.