3 Léguas do Nabão

Créditos vermoilenses intactos!

Nelson Ferreira vence no Choupal

Uma das mais mais velhas e conceituadas provas de estrada, as “3 Léguas do Nabão” foram  realizadas, neste domingo, pelo Clube da Manutenção e Lazer da cidade nabantina (CALMA) com o apoio do Mundo da Corrida. 33ª edição.

Depois da vitória, o ano passado, do Bruno Gaspar, o ACV não poderia deixar os seus créditos por pés alheios. Daí ter (por vontade dos seus atletas) elegido esta prova como a Prova do Mês de março. Foram 8 + 1 os atletas presentes:

à cabeça (ou quase) o CRISTIANO ANTÓNIO fez segundo da geral e do escalão tendo levado para o efeito de concluir os quinze quilómetros mais alguns metros do percurso o tempo de 0:53:30. SERGIY CHONKA apareceu na meta pouco tempo depois, com 0:59:38, na 22ª posição da geral e a 4ª do escalão, logo seguido do PEDRO FERREIRA, na 24ª e 6ª respetivamente, com 0:59:48, fechando a classificação coletiva com os 48 pontos que dariam o 3º lugar do pódio coletivo… se houvesse!

Imediatamente a seguir mais dois veteranos do ACV (dos nove presentes… oito são-no) NARCISO FABIÃO, 25º com 0:59:51 e o 7º lugar em M40 e. já depois da ‘hora’ o MÁRIO HENRIQUES, com 1:00:25 e o 7º lugar em M45.

A DEONILDE COSTA não perdoa… irmanada de forte convicção vencedor, palmilhou légua após légua até à votória final no escalão e segunda na geral feminina. Foi 90ª da geral absoluta com 1:07:38. 

EUGÉNIO MENDES levou um pouquito mais para fazer 12º no escalão de M50, a 131ª posição da geral, com 1:10:55. Com o tempo de 1:14:22 e no lugar 174ª  da mesma classificação global, chegou à Praça da República, bem juntinho ao Convento de Cristo, o ALFREDO SANTOS.

MIGUEL GONÇALVES, em representação da nossa associada Caixa Agrícola, também é digno de registo aqui na prova tomarense. Ele foi 30º da geral e 7º no escalão M35, com o belíssimo tempo de 1:01:01.

A comitiva foi completa com a fotógrafa ISABEL PATACO que ‘enregelou’ na sombria reta da meta…

Frio só para quem esteve parado… Excelente tempo para a prática da corrida, com sol e só prejudicado pelo vento contrária depois do retorno e por escassas centenas de metros. Quanto a tudo o mais… já o dissemos o ano passado: saudades das 3 léguas com perto de dois mil participantes! ESte ano acabaram a prova, apenas, 341 atletas. A elevada concorrência (Vila Franca, Barreira, Manteigas, Alvelos, Coimbra e também os Nacionais de clubes em Pista Coberta) e a ausência de prémios monetários atenuam mas não justificam tamanha quebra…

Fotos ACV, AQUI

 

Choupal ... é com ele!

Entretanto, em Coimbra, na Mata do Choupal, Nelson Ferreira venceu o tradicional “Km Verde”. Impondo-se a todos os outros dez adversários, no escalão, Nelson levou apenas 2 minutos e 59 segundos a fazer a voltinha… e repetiu, assim, pela 2ª vez a sempre saborosa vitória coimbrâ.

Parabéns, Nelson!