CRONOLOGIA DO

ATLÉTICO CLUBE DE VERMOIL

(Porque a História faz-se de pequenas coisas…)

12-08-1984Fundação
Data oficial da criação do Atlético Clube de Vermoil. Dois dos seus fundadores viram-se na necessidade de arranjar um terceiro elemento e dar nome a esse grupo. Foi em Carnide (Pombal) por inauguração do seu campo de futebol. Horas depois, Carlos Lopes conquistaria o ouro, na Maratona Olímpica, para Portugal, pela 1ª vez. Feliz coincidência?!
10-03-1985Primeiro troféu
O Atlético Clube de Vermoil possui um espólio de largas centenas de taças e troféus. Uns de maior outros de menor importância; valiosos ou insignificantes, representam, contudo, o esforço colectivo deste clube. Não sendo fácil descobrir com exactidão a data da conquista do primeiro troféu, tudo indica, porém, que tenha sido nesta data, numa prova de 11.000 metros que se realizou em Santiago de Litém. Não havia classificação colectiva (não se usava na altura) mas, por insistência dos atletas do ACV, a organização resolveu atribuir uma taça à equipa vencedora: o Atlético!
16-06-1985Primeiro Corta Mato
Vale Mourão – Abiúl. Cerca de oitenta participantes, entre os quais cinco do Atlético. Primeira experiência fora do alcatrão.
28-07-1985Primeiro equipamento
Era todo de preto (calção e camisola) com uma cava enorme (provavelmente eram camisolas de basquete) o primeiro equipamento do ACV. Imitava de tal forma a Académica que alguns miúdos, pediram autógrafos aos nossos atletas!!!  Foi em Pombal, na Meia Maratona. Depois disso o clube já teve mais cinco equipamentos diferentes, incluindo o actual.
26-10-1986Primeira Maratona
Foi em Lisboa e o feito foi conseguido por Alfredo Santos. Foram precisas mais de quatro horas para que o primeiro homem do ACV completasse a mítica distância. Na sua segunda incursão na distância, o Alfredo melhorou a sua marca em mais de uma hora!!!
25-10-1987Primeira “internacionalização
Por convite do jornal “El Correo Galego” o Atlético Clube de Vermoil estreia-se numa competição no estrangeiro. Foram 5 os “internacionais” que o clube levou a Santiago de Compostela (Galiza) para fazerem a popular “Carrera de Santiago” – prova de 15.000 metros. Convites do género foram recebidos e acatados para North York (Toronto – Canadá) em 1992 e Vigo (Espanha) em 2001.
28-01-1990Primeira Estafeta
Vigésimo sétimo lugar em 58. Os atletas do ACV estrearam-se na disciplina na Estafeta Concelhia de Óbidos. Por muitos, a prova mais apreciada, mais colectiva e que mais contribui para o espírito de grupo.
07-07-1991Incursão no Triatlo
Face ao aventureirismo dos seus membros o Atlético Clube de Vermoil nunca hesitou em experimentar novas e alternativas formas de se expandir. Se o clube tinha ‘bons’ nadadores, ‘excelentes’ corredores e ciclistas de ‘elite’ e se a prova podia ser por estafetas então porque não experimentar? Experimentaram! Ficaram em 20º lugar entre 56! Foi na (e nas imediações da)  Lagoa da Ervideira (Coimbrão).
20-11-1993Criação da Tripla-Légua
Neste dia comemorou-se o Centenário da Sociedade Filarmónica Vermoilense. Do evento festivo, e a convite da Direcção da SFV, fazia parte uma corrida de atletismo, designada por “Corrida do Centenário”. A prova contou com o apoio da entidade aniversariante mas foi organizada pelo Atlético. Participaram 55 atletas que fizeram a distância de 11.300 metros. Foi das poucas edições da TL, senão a única, que se fez debaixo de chuva…
25-04-1994Elaboração dos Estatutos
A Comissão de Sócios Fundadores do Atlético Clube de Vermoil reúne pela primeira vez e elabora a primeira versão dos Estatutos do Clube. Tem cinquenta e nove artigos, distribuídos por sete capítulos, e já foi revisto por quatro vezes. Na altura da sua impressão, e durante 10 anos foi oferecido um exemplar a cada sócio.
11-07-1994Escritura pública
No Cartório Notarial de Pombal foi lavrada a escritura pública de constituição da Associação. Compareceram ao acto, para além dos sócios fundadores, mais oito notáveis que subscreveram o documento.
26-09-1994Publicação dos Estatutos em Diário da República
Os Estatutos do ACV são publicados em Diário da República, III Série, nº 223.
18-03-1995Primeira Assembleia Geral
Remonta a este dia a primeira reunião magna do Atlético. Neste dia foram, de certa forma, ratificados os Estatutos e empossados os Corpos Sociais que estavam em exercício: presidente José Carlos Gameiro da Ponte, presidente da AG Adelino Silva e presidente do CF Adelino Duarte Pereira. Foi criado e nomeado o lugar de Secretário da Direcção.
01-05-1995Primeira vitória em Estafetas
Estafeta Coja/Arganil: quatro percursos, vitória e melhores marcas em todos os eles…
02-04-1995Experimentar o Duatlo
Cinco quilómetros de corrida, quarenta de ciclismo e mais cinco de corrida: eis a primeira aventura do ACV no duatlo. Foi em Pombal e, no meio dos especialistas e com as ‘pasteleiras’, o Atlético não envergonhou ninguém…
24-08-1995Primeiro Atletismo Jovem
Primeira edição de uma prova de cariz juvenil que se realizou em Vermoil integrada nas festas anuais da freguesia. Disputava-se na tarde de sábado e era exclusiva a miúdos até aos 16 anos. Os restantes “atletas” contentavam-se com a Corrida de Sacos.
15-10-1995Filiação na ADAL
Embora tendo inscrito apenas uma “meia dúzia” de atletas nesta época, remonta a esta data a primeira filiação do ACV na Associação Distrital de Atletismo de Leiria. De então para cá nunca mais o Atlético faltou com as suas responsabilidades de clube filiado participando em todos os campeonatos distritais do seu âmbito: estrada e corta-mato.
01-03-1996Fundação do jornal “A Corrida”
Saiu para a rua (para os cafés e outros estabelecimentos da freguesia) o primeiro número do “Órgão Oficial do Atlético Clube de Vermoil”. Esta primeira edição teve 4 páginas e a tiragem de 100 exemplares deu, ainda,  para oferecer um exemplar a cada sócio. A partir do nº 2 aumentaram as páginas (chegou às doze), a tiragem (fixou-se nos 500 exemplares) e introduziu-se a cor. Periodicidade trimestral. Foi enviado gratuitamente aos sócios. Publicaram-se 54 números. Actualmente a sua edição faz-se, apenas, em formato de revista e anualmente.
29-06-1996Primeira classificação de relevo nacional
A atleta do ACV Liliana Neves, ainda júnior, alcança o 3º lugar na “Légua Nacional – RDP/Antena Um”, depois de ter sido a vencedora a nível distrital.
19-09-1996Correr Contra a Sida
Foi a influência do nosso clube que fez mudar, por breves quilómetros, o traçado da emblemática “Volta a Portugal em Atletismo – Correr Contra a Sida”. Nesta manhã de Setembro os atletas do Atlético, acompanhados e bem, por mais de 600 crianças das escolas do concelho, foram esperar a caravana ao Pocejal e acompanharam-na até ao limite do concelho, no Marco do Distrito. A organização do evento fez questão de “parar” a enorme caravana junto à sede do ACV.
17-11-1996Campeonato Distrital de Estrada do Inatel em Vermoil
A edição da 4ª Tripla-Légua de Vermoil serviu, pela primeira de várias vezes, para realizar, em conjunto, o Campeonato Distrital do Inatel. O vencedor da prova (Avelino Frias, da Juventude Vidigalense) bateu e deteve por muitos anos o record da prova: 38’55’’. Este campeonato distrital viria a disputar-se em Vermoil por mais quatro vezes, para além de um Campeonato Regional (Leiria, Santarém, Lisboa e Castelo Branco) do Inatel.
04-01-1997Reeleição de Presidente
José Carlos Gameiro da Ponte toma posse, depois de reeleito, e encabeça Corpos Sociais do Atlético que continua a ver a Mesa da Assembleia presidida pelo senhor Adelino Silva.
27-07-1997Élio Lourenço – Atleta do Ano
Primeiro Almoço Convívio de final de época que serviu, também, para eleger e premiar o atleta que mais se destacou durante esse período. Este ano a honra coube a Élio Lourenço. O palco: Restaurante Luso Francês, em Pombal; ocasião: Meia Maratona. Seguiram-se: Joel Couto em 1997/98; Eugénio Mendes em 1999/2000; Alfredo Santos em 2000/01; Nelson Ferreira 2001/02; Alfredo Santos em 2002/03; Aquilino Ferreira 2003/04; Miguel Ângelo 2004/05 e Aquilino Ferreira 2005/06. Actualmente este evento é substituído pelo almoço anual de encerramento de época.
27-09-1997Presença nas Tasquinhas de Pombal
Embora em conjunto com outras colectividades da freguesia (SFV e AAVMR) o ACV estreou-se num evento estranho (até aqui…!) à sua actividade: representar a freguesia de Vermoil na Feira de Artesanato e Tasquinhas que a edilidade pombalense realizava no Parque Desportivo. Actualmente a feira realiza-se na Expocentro. Tratava-se, segundo a organização, de uma forma das colectividades conseguirem amealhar ‘algum’… Com muito trabalho mas, essencialmente, com muita alegria o Atlético lá soube representar com dignidade e orgulho quem o convidou. A ‘dose’ repetiu-se por mais alguns anos, interrompeu-se por outros e regressou recentemente, cabendo apenas a uma das colectividades da freguesia (de quatro em quatro anos… lá estamos!).
01-10-1997Cedência de espaço para a sede
A Junta de Freguesia de Vermoil cede ao ACV, a título precário, um espaço na antiga sede da edilidade. O exíguo espaço do edifício era, ainda, compartilhado pelos CTT e por outra associação da freguesia, a ACDRV. Ao Atlético coube uma pequena sala ao fundo e – do mal, o menos – o corredor! Anos volvidos com a saída para instalações próprias do clube de futebol, foi, de novo, cedido mais uma sala ao clube. Fizeram-se obras e dotou-se o clube das condições mínimas para uma sede. Mais recentemente, novas obras com pintura, isolamento e mobiliário. Como vizinho, temos agora, o “Museu João de Barros”.
25-01-1998Primeira internacionalização/selecção de um atleta
O Atleta do ACV Joel Couto foi seleccionado para representar o distrito de Leiria no “Crosse Internacional Júnior de Loures”.
11-06-1998Primeira co-organização fora de portas
O Atlético Clube de Vermoil foi uma das cinco entidades que levaram a cabo durante todo este dia o evento designado por “Pombal – Desporto 98”. O programa era arrojado: 5 colectividades – 5 modalidades, em simultâneo. Ao ACV coube, naturalmente, o atletismo e … portou-se bem. Quatro provas: três de jovens, dentro do Estádio Municipal e um Grande Prémio, pelas ruas da cidade. Depois desta primeira saída de Vermoil, o Atlético colaborou em organizações de provas em: Meirinhas, Vieirinhos, Calvaria, Marinha da Guia, Ranha de S. João, Machada, Pinheirinho e em Pombal (Milha).
12-06-1998Primeiro reconhecimento de mérito público
No decurso da “3ª Gala do Desporto Concelhio”, organizada pelo jornal “O Correio de Pombal”, vimos o Atlético ser reconhecido com a “Melhor Organização Desportiva de 1997” para a 5ª Tripla-Légua de Vermoil. Na mesma cerimónia, Eugénio Mendes foi nomeado e eleito o “Dirigente do Ano”.
26-09-1998Fidelidade do patrocinador
O empresário Virgílio Rosa, das Meirinhas, tem o nome da sua empresa associado ao ACV desde o inicio da época 1998/99. A “Artebel” tem sido um aliado importante na progressão do clube. É, talvez, por ela ser a nossa patrocinadora que alguns dos nossos atletas “são de betão!”. Antes o ACV já fora patrocinado por “Pinturas Santos”, do Alfredo Santos e pela “Chaminés Portela”, do amigo Manuel Portela. Depois, para além dos actuais, também foi patrocinado pela Serc Portugal, de A. Simões.
05-12-1998Congresso Nacional de Clubes de Atletismo
Decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria, durante este fim-de-semana o “I Congresso Nacional de Clubes de Atletismo”. O Atlético primou por ser um dos quatrocentos clubes ali representados naquele que foi um marco nos eventos do género realizados em Portugal. Fez-se representar por três elementos da Direcção, pese embora os compromissos desportivos.
01-01-1999Primeiro subsídio regular
Quinze anos depois da sua fundação e cinco da sua legalização o Atlético Clube de Vermoil vê realizada uma das suas principais pretensões: direito a um subsídio regular. A decisão apareceu em Março mas teve efeitos retroactivos a Janeiro: 50 contos/mês (durante dez meses). Segundo os responsáveis da Câmara o atraso desta concessão deveu-se à inexistência de um Regulamento que contemplasse, também, o atletismo!
28-03-1999Falecimento de Élio Lourenço
Na flor da idade; na pujança da juventude; no auge da sua carreira … a morte chamou o nosso colega Élio Lourenço. Um tão estúpido quanto brutal acidente em plena prática do outro desporto da sua paixão (motociclismo) ceifou a vida ao nosso amigo, irmão, camarada de longas lutas. Conviveu connosco durante nove longos anos mas eterna será a nossa saudade. Élio Lourenço foi a imagem de raça, luta e paixão que glorifica os fortes. O Atlético Clube de Vermoil jamais o esquecerá!
28-04-1999Morte do “Tonecas”
Uma desgraça nunca vem só… Em apenas um mês, dois dos seus mais sólidos pilares ruíram ao Atlético. Embora já há algum tempo afastado do atletismo, o António Mendes foi um dos primeiros obreiros do clube. Foram suas as melhores prestações dos primeiros passos deste clube. A ele se deve muito do trabalho desportivo da fundação do clube que, por ironia do destino, forma com as suas iniciais a causa da sua morte: um AVC roubou-nos o “Tó da Estação”.
25-07-1999Aquisição da primeira carrinha
É de 1989, tem nove lugares e chama-se Hiace. Trata-se do nosso primeiro veículo de transporte colectivo. Até aqui, os atletas do clube viajavam de e para as provas ‘à boleia’ de uns e de outros. Subimos, assim, mais um degrau da imensa escadaria da vida duma instituição. Porém, como ficámos ‘lisos’, foi necessário pôr em prática uma Campanha de Angariação de Fundos.
03-10-1999Ajudar Timor
Embora a situação naquele longínquo território já estivessem mais calma, o Atlético, mais uma vez, soube marcar presença. Foi em Vila Nova de Gaia, no “Correr por Timor”. Prova de solidariedade para com o povo maubere. Nós, ao estarmos presentes com oito atletas, “ajudámos Timor”.
30-10-1999Tasquinhas de Vermoil
Respondendo ao repto da junta de freguesia o Atlético associou-se às outras colectividades da freguesia e ajudou a reerguer o Bodo das Castanhas. O evento passou a ter a componente Tasquinhas, onde se fazem representar as Associações, e uma prova de Cicloturismo organizada pelo ACV, com o apoio da junta. Um sucesso que se veria a repetir por alguns anos. O ACV foi, ainda, o principal obreiro do 1º Guia da Freguesia de Vermoil, editado e divulgado por esta ocasião.
08-01-2000Tomada de posse de Renato Santos
Eleito nas eleições do dia 11 de Dezembro, Renato Santos toma posse como presidente da Direcção do ACV. Renato torna-se, assim, no segundo presidente do clube depois dos dois mandatos do Zé Perdigão. Adelino Silva continua a ser o presidente da Mesa.
04-02-2001Primeiro título Distrital
O primeiro título de Campeão Distrital foi conquistado por Liliana Oliveira (infantil) que, esta manhã, na Marinha Grande, venceu a prova de Corta Mato no seu escalão.
29-07-2001Greve à “Meia” de Pombal
Nem mais nem menos… o Atlético Clube de Vermoil boicotou a edição deste ano da Meia Maratona de Pombal, fazendo greve à participação habitual dos seus atletas, como medida de protesto e exigência de uma Prova Aberta. Avisámos, pedimos e exigimos com mais de um ano de antecedência. Como não nos satisfizeram, fizemos greve!
23-09-2001Cicloturismo
Pausa na corrida para um passeio rápido em bicicleta. 65 quilómetros de autêntico ciclismo pelas freguesias do concelho, no “V Volta ao Concelho de Pombal”. O ACV foi – veja-se lá! – a equipa mais numerosa com 14 atletas.
07-12-2001Colectividade do Ano
Em cerimónia descentralizada para o Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, a delegação de Leiria do Inatel realizou a “Gala do 57º Aniversário da Delegação de Leiria do Inatel”. O Atlético Clube de Vermoil foi distinguido com o Diploma de “Colectividade do Ano” do distrito de Leiria.
30-12-2001Acidente destrói carrinha
A meta era a S. Silvestre do Porto. Saímos de Vermoil mas só chegámos às Aguas Férrias. Um despiste e … uma carrinha para a sucata. Dois feridos ligeiros e um grande susto para todos.
01-03-2002Aquisição de nova Carrinha
Porque não podíamos continuar a actividade sem transporte, ombreou-se com o ónus da aquisição de nova carrinha. Praticamente igual à anterior, de modelo mais recente, mas mantivemo-nos fiéis à Toyota. Em 2008 foi adquirida uma segunda carrinha e em 2009 a terceira. Actualmente, todas circulam diariamente ao serviço do clube.
08-06-2002Dirigente do Ano (de novo…)
A “4ª Gala do Desporto Concelhio”, organizada pelo jornal “O Correio de Pombal”, voltou a ser noticia e a eleger – de novo – Eugénio Mendes – como “Dirigente do Ano”.
01-03-2003Inicio da presidência de Eugénio Mendes
Eleito a 08 de Fevereiro, Eugénio Mendes toma posse como presidente do Atlético Clube de Vermoil. Torna-se, assim, o 3º presidente eleito no clube.
12-08-2004Filiação no Inatel (CCD)
O Atlético Clube de Vermoil torna-se no 4525º Centro de Cultura e Desporto do Inatel, vulgo CCD. Passo importante na vida do clube que assim, vê todos os seus sócios tornarem-se – por direito próprio – membros daquela popular instituição, mas, sobretudo, mune-se de um artefacto logístico e legal de incentivo aos mecenas que queiram ajudar a associação. Todos os donativos efectuados ao Atlético passam, nos termos da lei, a ser majorados em, pelo menos 20%. Excelente prenda (no próprio dia) no 20º aniversário do clube!
11-11-2004Medalha de Mérito – Grau Prata
Em cessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho o município de Pombal atribui ao ACV a Medalha de Mérito Municipal de Cultura e Desporto – Grau Prata. Vinte anos depois da sua fundação o clube vê, assim, reconhecido o trabalho efectuado.
11-02-2006Tomada de posse de Filipe Leitão
Em AG hoje realizada tomou posse o 4º presidente do Atlético Clube de Vermoil: Filipe Leitão. Ele liderará uma equipa jovem e dinâmica que restaurou a pujança do clube três anos seguintes. Eugénio Mendes assume o topo da hierarquia como presidente da Mesa.
22-07-2006“14 horas a pedalar”
Mais uma vez o Atlético foge à rotina e aventura-se no desconhecido. Desta feita onze dos seus quadros participam no evento “14 horas a pedalar” que decorreu na cidade de Pombal, e… gostaram!
10-09-2006“Unir para Sorrir”
Os nossos amigos do Clube Stress inventaram a ideia de fazer um Porto/Lisboa, em 24 horas, dividido por 32 etapas. Esta corrida de solidariedade contou, de imediato, com a adesão do ACV: na nossa zona “sorrimos” nós! Era quase meia-noite quando fomos esperar a caravana a Pombal e acompanhámo-la até ao Barracão. Também nós “corremos por quem não pode”… Assim se compraram dez carrinhas que foram entregues a outras tantas instituições, entre elas, uma de Pombal.
12-11-2006Instalação da Pista Coberta em Pombal
Foi instalada na Expocentro a Pista Coberta que serviu de palco aos mundiais indoor de Lisboa 2001. A mais-valia para o concelho de Pombal serviu, e de que maneira, os interesses do Atlético Clube de Vermoil que, assim, viu realizado um sonho: treinar e competir numa estrutura que é única no País, aqui, ao pé de casa.
03-03-2007Mário Pedro Vence Maratona
Eram apenas 18 os concorrentes… Mas não interessa! O que interessa é que Mário Pedro foi o primeiro atleta do ACV a vencer a mítica distância. Foi hoje, no Porto Santo. O tempo? Interessa? Então ei-lo: 2h51m02s. O segundo classificado ficou a dois minutos…!
29-07-2007Classificação de relevo na “Meia” de Pombal
É, talvez, um dos mais apreciados troféus do nosso pecúlio: o 4º lugar colectivo na Meia Maratona de Pombal. Recorde-se que para esta classificação cada clube tem que pontuar com sete atletas e o ACV pontuaria (se fosse necessário!) com 14!!!  Pode parecer insignificante mas o clube ganhou ainda o troféu de clube mais bem representado na Prova Aberta: 131 atletas!
15-09-2007Site oficial do ACV
Entra em funcionamento o site oficial do clube. Poderosa ferramenta, indispensável à inter-actividade actual que se exige a uma instituição como a nossa. Mário Diogo é o seu autor e responsável técnico: www.acvermoil.com
04-11-2007Tripla-Légua Campeonato Distrital de Estrada
Tal como já tinha acontecido com o Inatel a Tripla-Légua vê reconhecido o seu estatuto ao ser seleccionada para Campeonato Distrital de Estrada da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL). Tal mais-valia para a prova manter-se-á pelos anos seguintes.
18-05-2008Vitória na Milha Cidade de Pombal
Revelando um ecletismo impar o Atlético Clube de Vermoil arrasou a concorrência e ganhou a “VI Milha Urbana Cidade de Pombal”. O clube apresentou 52 atletas, 39 dos quais com menos de 15 anos…! Esta vitória era, indiscutivelmente, uma ambição do ACV desde a criação da prova…
15-10-2008Associação de patrocinador
A partir do inicio desta época (2008/09) o ACV vê o nome de um dos principais apoios de sempre impresso na sua camisola. A “Caixa Agrícola” alarga os seus e facilita os horizontes do Atlético Clube de Vermoil. A partir desta temporada a CA acumula o patrocínio da Tripla-Légua com o do clube.
11-11-2008Medalha de Mérito – Grau Prata (de novo…)
Personalizada na pessoa dos seus três fundadores: Eugénio Mendes, Alfredo Santos e Júlio Cunha, a autarquia pombalense reconhece, de novo, o trabalho desenvolvido pelos homenageados na defesa dos interesses do clube, de Vermoil e do concelho de Pombal. Novamente a Medalha de Mérito Municipal de Cultura e Desporto – Grau Prata, desta feita para cada um daqueles atletas/dirigentes.
05-04-2009Maratona de Paris
Aquilino Ferreira e Alfredo Santos aceitaram o desafio: por que não, Paris? Treinaram, treinaram … e lá foram eles estrearem-se numa grande competição Internacional. A cidade luz acolheu-os da melhor maneira e, foi lá, que descobriram um terceiro pombalense, de gema, que agora é nosso colega e também faz parte dos quadros do Atlético: Leandro Santos
02-05-2009Manuel Sobreiro: novo rosto do clube
Tomou posse, depois de um difícil período eleitoral, o quinto presidente do ACV. Manuel Sobreiro, um gestor de consensos nato, prometeu adquirir conhecimentos específicos desta modalidade para contribuir para o enriquecimento do clube. Eugénio Mendes, mantêm-se na presidência da AG.
15-10-2009Grupo Derovo adere à causa
Nova parceria, com início nesta época, para o Atlético Clube de Vermoil. Também a Derovo Group aceitou patrocinar o clube respeitando os compromissos assumidos anteriormente pelos dirigentes do ACV. Desta feita, são agora três os patrocinadores oficiais do Atlético.
24-01-2010Primeiro título nacional
Chama-se Sara Dias e é a primeira Campeã Nacional com as cores do ACV. O feito foi conseguido na Expocentro, em Pombal, na final dos 200m planos, com a marca de 26’07’’. A fixar: Sara Dias, Campeã Nacional Júnior em Pista Coberta – época 2009/10 – 200 m.
31-01-2010Primeira subida aos Nacionais
Sendo inédito não foi surpresa, pelo menos para os mais atentos. De facto as nossas meninas (quase todas juniores e juvenis) deram e sobejaram para garantir a primeira subida do Atlético Clube de Vermoil aos nacionais. Foi em Pombal nos apuramentos em Pista Coberta. Elas subiram à segunda divisão e “eles” ficaram à bica por apenas 7 pontos…!
07-02-2010Campeão Distrital de Corta Mato
Finalmente foi conseguido um título almejado: Campeão Distrital de Corta Mato. Colectivamente, no escalão principal (seniores masculinos), o ACV levou de vencida a concorrência nos distritais, na modalidade Curto, que se disputou nos terrenos anexos à pista de aeromodelismo no Caslinho – Pombal.
13-02-2010Presidente da FPA visita Atlético
Sublinhando que não foi só para saldar dívida antiga, Fernando Mota, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, visita as nossas instalações. No jantar, que lhe foi oferecido pela Direcção do ACV, Fernando Mota fez entrega do emblema da FPA ao presidente do Atlético.
14-02-2010Primeira participação nos Nacionais
As nossas meninas conseguiram o feito: representar o Atlético Clube de Vermoil, pela primeira vez na sua história, em Campeonatos Nacionais. Por feliz coincidência, foi em ‘casa’, na Expocentro, em Pombal. 2ª divisão em femininos – Pista Coberta. Honroso quarto lugar.
11-04-2010Primeiro recordista nacional Dois dias (ou melhor, três: sábado, domingo e… o Fábio!), cinco provas e um Record Nacional. O seu autor é de Albergaria dos Doze, chama-se Fábio Dias e fê-lo com as cores do ACV. Foi no Luso e somou a bonita quantia de 2706 pontos, passando, a partir de hoje, a ser o único atleta infantil – de sempre – a somar tal pecúlio.
10-10-2010Primeira vitória colectiva na Maratona Chamou-se a primeira “Eco Maratona”, realizou-se hoje em Faro e contou com a briosa participação de 8 atletas do ACV. Com João Gomes à cabeça, logo seguido de Luís Sousa, Aquilino Ferreira, Joaquim Quitério, António Santos, Leandro Santos e Alfredo Santos, para além dos troféus individuais, trouxeram para Vermoil a primeira vitória colectiva na mítica distância.
07-11-2010Campeão Distrital Títulos distritais já tínhamos muitos (só na época passado foram mais de 20!), o próprio campeão distrital de estrada em veteranos já era o João Gomes… Hoje passou o testemunho ao Mário Henrique e testemunhou, ainda, a entrega do ceptro ao Tiago Marques, em seniores. O feito maior estava, porém, reservado ao colectivo: Campeão Distrital em seniores masculinos! A 17ª Tripla-Légua ficou assim iluminada por mais uma série de campeões distritais.
11-11-2010Mais uma vez: o reconhecimento do mérito Depois do clube e dos seus fundadores coube hoje a vez a uma atleta do clube ser agraciada, em cerimónia pública de honra, realizada nos Paços do Concelho, em dia de feriado municipal, com a Medalha de Mérito Desportivo Concelhio – grau Prata: Daniela Cardoso viu, assim, reconhecida a sua excelente época que passou e encontrará nela um estímulo adicional para a que aí vem.
22-09-2012Eugénio Mendes presidente Após a Assembleia Geral, muito conturbada, de dezoito de agosto, foi eleito e tomou hoje posse como Presidente da Direção o sócio fundador Eugénio Mendes. O sócio nº 2, que tem passado por todos os Corpos Sociais do instituição desde a sua fundação, tornou-se, assim, no sexto presidente da Direção.
08-08-2015Sérgio Silva empossado O sétimo presidente o Atlético Clube de Vermoil tomou hoje posse: Sérgio Silva preside à lista única eleita em Assembleia Geral neste dia. O presidente cessante pede pausa e recusa fazer parte dos Corpos Sociais, mas garante apoio constante na ajuda à nova Direção.
08-09-2018Crise diretiva: abandono da formação Em Assembleia geral muito viva, que era suposto ser eleitoral, por ausência de listas candidatas o clube entra em crise governativa. Foi criada uma Comissão Administrativa, cinco sócios, sem cargos definidos, tomarão conta do clube até que novos Corpos Sociais sejam eleitos. Outra decisão de fundo, que também foi tomada: abandono da formação: “O ACV só sobrevirá com a Estrada”.
03-11-2019Tripla passa a Dupla, com novo percurso Visando maior participação de atletas e reduzindo um pouco a dureza do mesmo, foi alterada a distância da nossa prova anual: de 15 passou para dez quilómetros. Estende-se agora para o lado poente da freguesia. Recorda-se que a prova já teve várias distâncias e percorreu, praticamente, todas as estradas da freguesia de Vermoil.

Nota: Este trabalho não está completo, pode ter erros ou imprecisões. Pede-se, por isso, a todos os intervenientes: atletas, dirigentes ou simples observadores mais bem informados, que façam questão de nos alertar para os mesmos. Só assim construiremos a verdadeira história do Atlético Clube de Vermoil.