Campeonato Distrital de 5 e 10000m

Poucos, mas bons e briosos

O dia não era o indicado e a ADAL também teima em não acertar, com a devida antecipação, com o calendário distrital. Com quinze dias, apenas, calendariza uma prova distrital que, ainda assim, sofreu ajustamentos… na véspera!

Enfim, obedientes lá fomos: os que quiseram e puderam (muitos outros tinham prova já inscrita para o dia seguinte…).

A tarde abriu as hostilidades com a distância mais curta: 5000m. A Deonilde Costa, sem oposição, fez um autêntico contrarrelógio competindo consigo mesma e com as adversárias de outros escalões: 4ª da geral, campeã distrital F45, com o tempo de 20:48. Só sabe ganhar!

Seguiu-se o outsider – nada virado para estas ‘voltinhas’ – Eugénio Mendes, o primeiro a estrear a remodelada e verdinha pista das Caldas da Rainha, no que às 25 voltas diz respeito. Livre de qualquer obrigação classificativa, limitou-se a completar o interminável nº de voltas, a última das quais… sozinho! Foi 10º, mas mais pela ausência de muita concorrência foi chamado ao pódio para receber a medalha de bronze, com o tempo de 55:02… a seco!

Mais rapidinhos, já regados e com muito menos calor, seguiram-se o Licínio Carreira e o Eduardo Cardeira. Escalões diferentes e, também, sortes diferentes; o Licínio foi 3º na série, com 37:42, mas viu a medalha do 3º lugar (M50) fugir-lhe, literalmente, em cima da meta. Já o Eduardo, mais comedido, quedou-se pela nona posição desta segunda série com o tempo de 39:42, mas com subida ao pódio no seu escalão (M40) – 3º lugar.

A fechar a jornada distrital realizou-se a terceira série; a dos mais leves e rapidinhos. Paulo Costa era, do clube, o que detinha melhor marca e assumiu a responsabilidade da mesma. Para que conste: 10º lugar, muito bem gerido já que o que estava em causa era a vitória no escalão, o que foi sabiamente conseguido. Campeão distrital em M45 com a marca de 35:13.

O programa foi concluído com os nacionais das distâncias. Se no género masculino a ‘coisa’ esteve bem composta, no que toca às meninas… apenas quatro!

A prova contou ainda para o Circuito de Meio Fundo da ADAL, onde os atletas interessados amealharam mais uns pontinhos.