Campeonato Nacional de Estrada – Tomar

Guerreiros à chuva

Com um Nacional aqui tão perto, era óbvio que o Atlético Clube de Vermoil não poderia faltar. Aliás, já não faltamos à chamada desde 2012… Este ano, com o CNE a retomar à sua data clássica, estava prometida a presença de um ou uma “atleta” não inscrita: tempestade! Não era tão brava (presume que tenha sido batizada com nome feminino) como se previa, mas…molhou!

Indiferentes (ou quase!) às escaramuças chuvosas de alguma intermitência, os mais de mil e quinhentos atletas de todo o país lá enfrentaram os dez quilómetros do plano percurso.

Primeiro elas, com a Deonilde a fazer o 70º lugar da geral e o 5º no escalão, mais uma vez sem qualquer das companheiras do clube.

Minutos depois, eles. Pelotão bastante numeroso, com um início apertado, chuvoso e escorregadio. Direção norte, com retorno ao centro da cidade e encaminhamento para sul com novo retorno ao 6,5 km. Deu para ver e aferir a posição dos colegas e adversários, se é que houve tempo para tal. Apesar da chuva, o tempo não estava frio e deu para obter bons tempos.

Pedro Ferreira voltou a ser o melhor do clube, mas nenhum dos nossos atletas conseguiu pontuar no escalão, pelo que o ACV, em veteranos, também não obteve classificação. Valeu a geral absoluta que, com a pontuação dos primeiros três classificados do clube, obteve a 16ª posição, igualando a marca – em veteranos – do último CNE, em Viana do Castelo.

De salientar, ainda, a razia que vitimou parte da equipa motivando a ausência de cinco atletas do clube: quatro na partida e um na meta…

Classificações gerais do CNE, AQUI