Distrital de Estrada

Serviços mínimos a velocidade máxima

Decorreram, neste domingo, na Bajouca, os Campeonatos Distritais de Estrada da Associação Distrital de Leiria. Apesar da manifesta contestação aos moldes organizativos que o GAU tem vindo a pôr em prática, no que ao custo das inscrições diz respeito, os clubes do distrito fizeram questão de se apresentarem com equipas de extremo valor. Prova disso, refletem os magníficos tempos realizados pelos atletas.

O que foi dito em desfavor do clube organizador – Grupo Alegre e Unido – não belisca em nada o excelente trabalho realizado, por forma a considerarmos, a prova em si mesma, de extraordinária. É por demais evidente que o ambiente oferecido aos participantes, no final da prova, não fez esquecer a contrariedade com que os mesmos foram ‘convidados‘, mas deixa mossa… A prova inequívoca foi a quase total ausência de atletas “fora” do ‘distrito’. Motivo de reflexão para todos, mas, principalmente para o GAU e para a ADAL…

Mas estava em causa um distrital e… os atletas não se fizeram rogados. Os nossos… também não!

Deonilde Costa repete o título, Pedro Ferreira perdeu-o aos 9 km; Licínio Carreira repete a posição mais baixa do pódio, desta vez acompanhado do Miguel Gonçalves. O terceiro lugar, a apenas dois pontos do segundo, indica, sobretudo o elevadíssimo empenho competitivo das equipas.

Em séniores era preciso fazer descer um ou dois atletas veteranos para fazer equipa. Joaquim Quitério e Helder Miranda foram os ‘eleitos’; missão: ajudar o Samuel Limpinho e o João Gonçalves. Cumpriram! Individualmente nenhum foi medalhada mas subiram ao pódio para receber o 3º lugar coletivo. Parabéns… e obrigado!

Falta reportar mais uma ‘estória’ típica do nosso atletismo: a Prova tinha dois regulamentos! Num, o que foi aprovado pela ADAL, indicava como atletas necessários para fazer equipa: 4 para masculinos e 3 para femininos. Apercebendo-se da desigualdade entre géneros, em tempo, o GAU terá feito chegar à ADAL e ao suporte digital da prova a alteração. Esqueceu-se, porém, de avisar os interessados; os clubes! O ACV, mais uma vez, estava na berlinda: com quatro, seríamos 3ºs; com três, fomos 4ºs… Dizemos “estava” porque, de imediato, nos afastámos de qualquer polémica. Percebemos e aceitámos. Ponto final! Só trouxemos aqui o facto por ser… mais uma aventura recambolesca de que este clube tem sido fértil… e ainda bem!

Classificação dos nossos atletas:

GP da Bajouca

Camp. Distrital

Geral

Esc

Nome

Tempo

Geral

Esc.

11º

PEDRO FERREIRA

34:56

14º

SAMUEL LIMPINHO

35:25

12º

21º

11º

JOÃO GONÇALVES

36:26

15º

24º

MIGUEL GONÇALVES

36:49

21º

25º

LICÍNIO CARREIRA

37:01

22º

41º

JOAQUIM QUITÉRIO

38:39

38º

 15º

54º

JOSÉ MENDES

40:02

48º

55º

JOSÉ SANTOS

40:10

49º

62º

10º

HELDER MIRANDA

41:14

55º

  19º

74º

DEONILDE COSTA

42:38

80º

MANUELA MARTINS

43:06

Coletiva

46 Pts

3ª SM

3ª Vet M