Faleceu o Presidente da Junta

Adeus, Amigo!

A noticia ciau que nem uma bomba…

A tarde deste sábado ficou ainda mais triste…

Um estranho e ensurdecedor silêncio abateu-se sobre a freguesia…

As pessoas falam baixinho e os trabalhos rurais foram interrompidos…

Faleceu o Presidente da Junta de Vermoil!

CARLOS JOSÉ MENDES SANTOS – o “Simão”, aos 56 anos de idade, sucumbia vítima de ataque cardíaco.

A freguesia de Vermoil recupera, lentamente, do estado de choque provocado por tão inesperado como absurdo conhecimento do fim trágico do nosso presidente.

Esta, como todas as outras crónicas desta página, deveria ser imparcial. O autor devia começar por lembrar a vida comunitária do Carlos Santos, em prol da freguesia que o viu nascer; das lutas constantes por si levadas a cabo para o bem comum; do apoio sempre disponível de um homem que amava a sua terra: um homem do Povo.

Devia… Mas não é possível!

O CARLOS era um amigo. Meu amigo; nosso amigo, amigo de todos. Amigo de Vermoil e das sua gentes; amigo das Associações e seus dirigentes. A sua larga experiência autárquica ensinou e aperfeiçou-lhe o dom de gerar consensos; de unir e fortalecer. Fui testemunho do seu empenho para restaurar a vida ativa da sua AAVMR, da ADR e do ACV. O seu apoio incondicional às atividades da comunidade, marcam um mandato cheio mas, agora, bruscamente interrompido…

Nem sempre estivemos de acordo, mas sempre soubemos civilmente ultrapassar as nossas diferenças. Era muito mais o que nos unia do que o que nos separava. Comentar a perda de um amigo nunca pode ser um ato gélido e imparcial de um cronista, ainda que amador. Por isso, em homenagem ao Carlos, apelo a todos os vermoilenses que… sigam o seu exemplo!

O Carlos Santos era o sócio nº 305 do Atlético Clube de Vermoil. Quis o destino que o seu último ato público tenha sido no nosso seio: domingo passado, no Festival de Sopas. À saída, depois do evento, recordamos as suas palavras: – “Parabéns! Continuem e contem sempre com o nosso apoio”. O ‘nosso’ era o da Junta de Freguesia, que, agora, fica órfã do seu líder… Tenho plena consciência e convicção que os seus pares saberão ultrapassar esta perda e continuar a obra idealizada pelo seu mentor.

O Atlético Clube de Vermoil lamenta profundamente esta perda, endossa à família as mais sentidas condolências e reitera à junta de freguesia toda a disponibilidade para honrar o legado do Simão.

Quanto a ti, CARLOS…

… Descansa em Paz!