7º Meeting ACV + CD 5 e 10.000m

A Liberdade no desporto

O Estádio Municipal de Pombal encheu-se, neste feriado, com centenas de miúdos e alguns graúdos, celebrando a riqueza que abril nos trouxe. De facto, uma das melhores coisas que os capitães da Revolução nos legaram foi o direito à prática do desporto, em condições funcionais. Pombal têm-nas, e foi numa delas que todo aquele mundo de juventude celebrou esta quarta feira.

Uma palavra, desde já, para dar um belo exemplo do dia que se celebrava: quando estava para ser dado o tiro de partida para a última série de uma das competições, eis que se apresenta a senhora Atleta – dos seus 6/7 anitos – e … alto lá, que também quero! O júri, renitente com o cumprimento rigoroso dos regulamentos … que nim. Mas abril foi isso mesmo. As lágrimas são armas poderosas e impuseram-se. Aquela deixou de ser a última série e a outra contou com ela. (Um beijinho, Inês!)

Nunca tal tinha sido visto. Mais de novecentas (900) inscrições!

Record absoluto em competições do género, na ADAL e arredores.

Num evento que era para durar cerca de quatro horas, levou mais de sete! A tarde deu lugar à noite e foi já de luzes acesas que acabou esta festa (jovem) organizada pelo ACV e pela ADAL.

Claro que havia resultados para aqui serem referidos (eles podem ser vistos em: http://www.adal.pt/pdf/2017-2018/resultados/resultados%20meeting%20acv%202018.pdf) mas preferimos atribuir a vitória a todos e a cada um. Só perdeu quem não passou por lá!

Paralelamente (melhor apropriado, no final) decorreu a outra competição do programa: Campeonato Distrital de 5.000m (F) e 10.000m (M). Competição conjunta de Leiria e Coimbra. Também aqui, novo record de participações: só de Leiria, 80 inscrições! É claro que não compareceram todos mas, ainda assim, foram precisas três séries para a levar a cabo; um feminina e duas masculinas.

Para a história ficará certamente a vitória e o respetivo título de campeã distrital em veteranas para a LILIANA NEVES. Foi terceira na geral e a ELSA SOARES fez 10º e 6ª no escalão. Curiosidade, nesta prova, as quatro primeiras foram todas campeãs (Sub 23, senior, veterana e junior)!

Nos homens, pelas nossas cores, os melhores foram o CARLOS ALVES, 9º da geral, vice campeão de seniores (e campeão de sub 23, se houvesse,,,) e PEDRO FERREIRA foi 14º da geral e 6º veterano (5º de Leiria e 2º no escalão, se houvesse). Depois seguiram-se, o AMILCAR BRITO, 15º/8º SM (4º de Leiria); JOAQUIM QUITÉRIO 17º/6º/5ºL (3º M40, se…); JOSÉ MENDES e EUGÉNIO MENDES correram na segunda série, posicionando-se na 11ª e 21ª posições, respetivamente. De referir que nas duas séries não completaram a prova 12 atletas (seis em cada). Foi o caso do BRUNO GASPAR que foi forçado a desistir quando liderava a prova, a cinco voltas do final. O mesmo havia acontecido ao NARCISO FABIÃO na volta anterior.

Não faço referência aos tempos porque a forte brisa de norte que se fazia sentir, foi impeditiva à obtenção de marcas significativas.

Para a história ficará, certamente, o êxito absoluto desta manifestação desportivo, numa magnífica tarde de Primavera.

Fotos ACV, AQUI