Campeonato Distrital de Estrada 2016

BRUNO GASPAR, SENIORES MASCULINOS e VETERANAS, CAMPEÕES distritais

DEONILDE COSTA, CAROLINA MATIAS e VETERANOS MASCULINOS, VICE-VAMPEÕES distritais

A vila da Batalha acolheu, neste sábado, mais uma edição (a 4ª) da sua S. Silvestre que, de novo, contou – para os atletas federados do distrito de Leiria – como Campeonato Distrital de Estrada.

O Atlético Clube de Vermoil perspetivou a sua presença massiva no evento, decidindo, contudo, inscrever os seus atletas de acordo com o seu escalão etário. O saldo é (foi) excelente! Apresentámos 3 equipas (só faltou a de seniores femininos…) e … ganhámos em duas e ficámos em segundo na outra!

De saudar e agradecer os valorosos atletas, rapazes e raparigas, que enfrentando os mais de seiscentos adversários, cumpriram os objetivos a que o ACV se propunha: Valentes!

Para alguns, a noite acabou festejando (com comida e bebida não muito recomendável…) numa pizaria da cidade de Pombal. Um dia (noite) não são dias…!

S. Silvestre Jovem:

A festa começou cedo. Pelas 15 horas arrancaram as provas para os mais jovens. 

Com reduzida participação do ACV, ainda assim – note-se – 100% vitoriosa: 3 presenças, 3 VITÓRIAS!

MARTIM COSTA venceu a prova de Infantis masculinos e em Juvenis uma dobradinha: ANA PEDROSA em femininos e JOÃO FERREIRA em masculinos. Três incontestáveis e categóricas vitórias de outros tantos atletas que… vão mudar de escalão no virar do ano. Que continuem na senda dos êxitos!

Estes 3 jovens não foram os únicos atletas de um treinador feliz: ANTÓNIO FREIRE! Para além destes, ele viu ainda a VERA  PORTELA (Leiria Marcha Atlética) vencer a prova e sagrar-se CAMPEÃ distrital e o seu “mais que tudo” e nosso atleta (de pista) PEDRO FREIRE a fechar a coletiva de seniores e a ser, também ele, CAMPEÃO distrital. Aumenta assim o seu score para 5 atletas – cinco vitórias! Parabéns aos atletas extensivo ao seu babado treinador! (o Chonka e a Ana que desculpem a excessiva vaidade do narrador…)

4ª S. Silvestre;

Curiosa repetição: para os dois primeiros da geral – uma fotocópia de 2015!

WILSON CONNIOT (Jardim da Serra e nosso ex atleta) voltou a vencer e o BRUNO GASPAR voltou a ser segundo e a ser CAMPEÃO distrital! É caso para dizer que “não há duas sem três” e voltem para o ano!!!

Acrescentar ainda que o terceiro de 2015 também esteve quase lá… EDUARDO RAMALHO (Arneirense) só viu a eletrónica acrescentar-lhe o algarismo “1” à esquerda! Mas, para quem vem de uma longa lesão que o afastou das corridas quase um ano… é um regresso que se saúda!

Destaques, naturalmente para os pódios, e para além do duplo segundo lugar do Bruno Gaspar na geral e em seniores, para as vitórias do Miguel Angelo, em M45 e do Carlos Alves em juniores masculinos, também ele de abalada de um escalão que dominou. Segundos lugares da Deonilde Costa em veteranas F40 e da Carolina Matias em seniores femininos e, ainda, do 3º lugar da Liliana Neves em veteranas F35. Saúda-se a estreia do camarada João Sacramento, a mostar que podemos contar com ele e, por último, lamenta-se a forçada desistência, por lesão, do sempre prestável e combativo Mário Henriques. Boa recuperação!

Vejamos, então, a classificação dos nossos homens e mulheres na S. Silvestre – 10 km :

2º (2ºSM) – BRUNO GASPAR (32.59), 12º  (1º M45) – MIGUEL ANGELO (34.21), 15º (9º SM) – CRISTIANO ANTÓNIO (34.28), 18º (11º SM) – CLAUDIO LOUREIRO (35.08), 21º (14º SM) PEDRO FREIRE (35.15), 22º (4º M40) – SERGIY CHONKA (35.16), 23º (1º JM) – CARLOS ALVES (35.17), 27º (15º SM) – HUGO DUARTE (35.27), 35º (6º M40) – PEDRO FERREIRA (35.58), 45º (19º SM) – AMILCAR BRITO (36.35), 73º (12º M40) – NARCISO FABIÃO (38.16), 80º (12º M35) – NELSON FERREIRA (38.36), 83º (16º M40) – JOAQUIM QUITÉRIO (38.43), 87º (17º M40) – JOSÉ SANTOS (38.49), 160º (56º SM) – JOÃO SACRAMENTO (41.17), 172º (2ª F40) – DEONILDE COSTA (41.34), 203 (2ª SF) – CAROLINA MATIAS (42.28), 248º (43º M35) – HELDER MIRANDA (43.52), 364º (40º M50) – EUGÉNIO MENDES (44.19), 321º (3ª F35) – LILIANA NEVES (46.20), 346º (4ª F35) – BLANDINA LOURENÇO (47.14), 378º (14º M60) –  ALFREDO SANTOS (48.09), 516º (9ª F45) – SILVIA SILVA (55.05), 518º (83º M40) –  SÉRGIO SILVA (55.07), 648º (138º SM) – DIOGO OLIVEIRA (1.18.34) e MÁRIO HENRIQUES (dns).

Classificações da S. Silvestre, AQUI

Campeonato dsitrital de estrada:

No que toca ao Distrital, os nossos atletas estiveram… SOBERBOS!

O Bruno venceu e sagrou-se BI-CAMPEÃO e, coadjuvado pelo Cristiano (que já descobriu que mudaram os nomes às autoestradas!!!), pelo Claudio e pelo Pedro Freire (e não precisaram das boas prestações do Carlos, Hugo, Amilcar,  João e ainda [porque não?] do Diogo, para repetirem o BI-campeonato coletivo.

As veteranas (obrigado Sílvia pelo esforço!) constituiram equipa e… surpreenderam dominando a concorrência: Deonilde, Liliana, Blandina e Silvia, as novas CAMPEÃS distritais! Individualmente, a Deonilde voltou a ser vice.

Os veteranos… bem se esforçaram, com boas prestações do Miguel, Sergiy, Pedro Ferreira, Narciso, Joaquim, José, Helder, Eugénio, Alfredo e Vitor… mas não deu! Não deu e, reconheçamos (dando o mérito ao adversário) a superioridade do Industrial Desportivo Vieirense. Com aquela equipa só… se os apanharmos distraídos!

As seniores femininas, coletivamente, eram “carta fora do baralho”. Sem culpa disso e galhardamente, a Carolina conquistou o vice-campeonato.

Com estes resultados, que orgulham as hostes do ACV, ficamos a aguardar com  espectativa os distritais de corta mato de fevereiro…

Parabéns e obrigado a todos!

Classificações do Distrital e SSilvestre Jovem, AQUI

Fotos ACV, AQUI

Fotos ADAL, AQUI

Fotos RUNFFWPU, AQUI

Nota: Prometida “vingança”:

A propósito da enigmática foto que ilustra esta crónica, quero esclarecer que, depois de 2 frustadas tentativas de conseguir uma foto de TODO o grupo de ESTRADA (Pombal, onde só apareceram alguns e de Vermoil, onde se dispuseram outros tantos), marquei para o local e hora marcada todo o pessoal. Porquê? Porque era um local e dia privilegiado. Tratei, então de selecionar uma hora que não interferisse nem com o atraso de alguns nem com o aquecimento da maioria. Pedi que fossem mais cedo…

Contudo, à hora e local marcados só lá se encontrava meia dúzia dos TRINTA inscritos,,,!!!

Pedindo desculpa aos que acorreram ao meu apelo, jurei “vingança”: na ilustração desta crónica, em vez dos 30 heróis do dia iria prevalecer uma deserta e indiferente foto do local da chamada!

Lamento que os meus ‘amigos’ de tantas andanças, aos quais dedico de corpo e alma (em nome do clube) tanto do meu tempo, não tenham tido a consideração de perderem 1 (UM) minuto para ilustrar, em definitivo, um grupo que se quer bastante unido, preferindo ficar “encaixotados” na grelha de partida durante mais de 15 minutos. O beneficio da foto era para o clube e para a posteridade, mas era, sobretudo para vós!

BOAS FESTAS!

Eugénio Mendes