Campeonato Nacional de Juniores Ar Livre

Atlético Clube de Vermoil Rei no Salto com Vara

Realizaram-se no passado fim-de-semana os campeonatos nacionais de juniores, prova que teve lugar em Viseu. O atlético clube de Vermoil esteve em grande destaque neste campeonatos ao obter dois campeões nacionais na prova de salto com Vara através de Tomás Marreiros e Bárbara Mota com as marcas de 4.38m e 3.18m, respetivamente. Para Tomás é a sua primeira medalha de campeão nacional e na prova de Vara, a sua especialidade, medalha que já procurava e merecia a algum tempo. Para Bárbara Mota é a continuação da sua afirmação, sendo atleta ainda juvenil, este ano ganhou todos os títulos nacionais (pista coberta e ar livre) de Vara no escalão de juvenis e juniores.

Muito próximo do pódio, ou seja, em 4º lugar e com grandes performances terminaram Bryan Rodrigues no salto em comprimento com 6.48m depois de uma época muito atribulada e que teve mesmo em risco de não conseguir sequer realizar nenhuma prova, a estafeta 4x100m masculina constituída por João Silva, Lucas Dias, Bryan Rodrigues e Rafael Gariso com a melhor marca de sempre do clube 44.02s e onde perde o lugar no pódio por apenas 1 centésimo e já em cima da meta e por fim o ainda juvenil João Silva nos 110m barreiras ao ser 4º classificado com 15.21, que apesar de novo recorde pessoal nas barreiras a esta altura, deixa água na boca depois de ter o 3º melhor tempo das eliminatórias e de confirmar esse 3º lugar até bem perto do fim, mas ao bater numa barreira desequilibra-se e deixa fugir a medalha que bem merecia.

Outros atletas que demonstraram ou seu valor, ou que mostraram a que estão a progredir bem foram o juvenil Lucas Dias ser 4º na sua eliminatória dos 100m com recorde pessoal de 11.21, Sofia Gomes ao fazer 13.38 na sua eliminatória dos 100m, Mónica Mota também no salto com vara ao fazer 2.70m e a terminar em 6º lugar, Manuela Martins no lançamento do dardo ao ser 10ª classificada e a lançar 25.57m e a também juvenil Mariana Santos nos 100m barreiras ao ser 11ª classificada com 17.70s.

Coletivamente a equipa feminina constituída por 5 elementos consegue a proeza de ser a 7ª equipa melhor de Portugal neste escalão, enquanto a equipa masculina (apesar de ter conseguido mais pontuação) não obtiveram classificação por ter faltado o 5º elemento a participar, que é o número mínimo de elementos para se obter classificação coletiva, porque certamente estaríamos no top 5.

Grande fim de semana, parabéns a todos.