10 Km de Leiria / Rampa Sra da Graça

... dos foguetões de Leiria às tartarugas de Idanha!

Neste domingo de abril o Atlético Clube de Vermoil não deixou a sede do distrito sem representação. A prova: 10 km de Leiria – 4ª edição.

Organizada pelo Clube de Marcha Atlética de Leiria, esta prova contou – este ano – como Campeonato Nacional de Estrada Universitário. Apurou os respetivos campeões M/F em séniores e juniores e, ainda, coletivo.

Supostamente teria, como seria desejável em competições do género, 10.000 metros exatos. Teria… Não teve. Um lamentável erro (que a não ter rosto, terá que se imputar à organização da prova, no seu coletivo) fez com que em vez de 3 voltas ao percurso, os atletas tenham sido encaminhados para a meta aos 7,5 km… Diga-se, em abono da verdade, que o Regulamento e o Croqui da prova são inequívocos: 2 voltas!

A nossa malta (com exeção do Nelson…) indiferente aos “cortes” limitaram-se a fazer (bem) o que lhes mandaram!!!

A DEONILDE COSTA ganhou (com um record pessoal difícil de bater!!!) como quis; o PEDRO FERREIRA foi segundo, também com um tempo do outro mundo e, então, o NELSON FERREIRA – que tinha ‘programado’ poupar-se para o ataque final – vai ter que esperar pela próxima. Foi 5º! Muito próximo do record nacional da distância esteve, também, o PEDRO FREIRE. Já o EUGÉNIO MENDES (promovido no escalão, pela organização. Ainda faltam uns meses…) e o ALFREDO SANTOS não mostraram satisfação específica – por aí além – pelos seus recordes pessoais…

Dada a concorrência de outras provas na região, registe-se abonatoriamente a elevada participação na corrida. Completaram 400 atletas e… a maioria não era do ‘campeonato’! De bom, ainda, o excelente tempo, com a temperatura ideal e ainda deu para uns borrifos, para os mais lentos, na parte final…

Mal, esteve o ajuizamento em consequência do atraso na entrega dos prémios. Independentemente das causas, não se justifica espera tão prolongada… Tratava-se de expurgar os primeiros três classificados de uma lista que identificava o escalão… Como também não tem justificação nem desculpa a ausência dos premiados na entrega dos ditos prémios. 

Uma nota final para a ADAL e para o LMAC: com as ‘obras’ da preparação da Feira nesta altura, seria bom escolher uma outra data para a realização da prova…

Eugénio Mendes

Resultados completos, AQUI

Fotos ACV, AQUI 

Fotos ADAL, AQUI

Para mais longe, muito mais longe, rumou outra falange do ACV. Para Idanha-a-Nova, sede e terminus da 24ª Rampa Sra da Graça. Só que aqui (lá) os 8.500 metros do percurso – bem medidos – entre a Senhora do Almortão e lá bem no altinho da vila de Idanha, foram muito, mas muito mais lentos!!! Vejam bem a diferênça: em Leiria o vencedor demorou 23m39s e na raia o mesmo dito cujo demorou uns míseros 25m54s para fazer SÓ 8,5 km… Nem o facto de ser no Alentejo é desculpa!

Tá bem que era uma rampa, com os últimos 3 km a suBIR e com uma calçada no finalzinho para ‘acalmar’ os ânimos… mas…

CARLOS ALVES fez 3º lugar em juniores e, tal como em equipas nos veteranos, lá teve direito a pódio.

Perto, muito perto, dele esteve o SERGIY CHONKA: 4º lugar, MÁRIO HENRIQUES foi quinto e o NARCISO FABIÃO 7º nos M40. O CRISTIANO ANTÓNIO não foi além de um oitavo lugar da geral e o AMILCAR BRITO do 11º (lugar do morto…) em séniores. 

Claro que os ‘outros’ eram especialistas nessa coisa de trepar por serra acima (há serras que se sobEM sem ser por rampas…) que se deslocaram de bem mais perto e, portanto, estavam mais fresquinhos… Tudo isso é (foi) certo, mas tanta lentidão… meu Deus! Já se sabia que correr RÁPido e a DEscer (em quilómetros…) era em Leiria.

Classificações, AQUI

Fotos ACV (Não há. O fotógrafo ainda lá não chegou…)

 

Nota: Como devem perceber, esta crónica (principalmente a segunda parte) foi escrita em tom sarcástico porque… me apeteceu! …Estou bem disposto!! 

Um abraço a todos os camaradas que tão bem estiverem a representar o nosso clube na bonita região raiana. Parabéns pelos excelentes resultados. Parabéns especiais e um abraço, também, ao aniversariante do dia, que pagou o almoço… Pagou?!?