Campeão do Mundo de Biatle continua no ACV

É com imenso orgulho que anuciamos a renovação do atleta Édi Moderno que recentemente se sagrou campeão do mundo de Biatle e que nesta modalidade (Pentatlo Moderno) representa o Bairro dos Anjos de Leiria, mas que continuará a vestir as cores do Atlético Clube de Vermoil para a época 2015/2016 na vertente de atletismo.

Recorde-se que o atleta natural da Ilha iniciou a sua prática desportiva em Pombal na Natação no Núcleo de Desporto Amador de Pombal e no atletismo no Atlético Clube de Vermoil, razões pelas quais deram bases para se aventurar no Biatle (natação e Corrida). Desde que o jovem atleta ingressou no ACV tem sido uma importante valia para as várias equipas de estrada e corta-matos, obtendo alguns titulos e pódios distritais, revelando que esta aposta tem sido boa e complementar ao seus grandes objetivos no Biatle.

À conversa com Édi Moderno

ACV: O que é Biatle e em que Modalidade está inserida?

Édi Moderno (EM): :Antes de mais pratico biatle ou biatlo moderno que utiliza o termo em inglês de Biatlhe. O Biatle está inserido na modalidade de Pentatlo Moderno. O biatle faz parte do Pentatlo Moderno e nas provas de Pentatlo Moderno é possível fazer o Pentatlo Moderno, Tretlato, Triatle e Biatle. Portanto, Biatle consiste em corrida+ natação+ corrida, Triatle natação + combinado (corrida+tiro), Tetratlo prova esgrima+ natação + combinado e Pentatlo esgrima+ natação + combinado + hipismo.

As provas de biatle variam a distância de escalão para escalão, sendo nos escalões mais jovens uma corrida de 500m+ 50m de natação+ 500m de corrida e depois vai aumentando (500+100+500; 1000+100+1000; 1000+200+1000; 1500+200+1500). Enquanto júnior na época passada já fazia a distância máxima que são 1500m corrida +200 natação + 1500 corrida.

ACV: Neste momento em que fase da sua preparação para o Pentatlo Moderno te encontras?

EM: Neste momento além de atletismo e corrida, em Janeiro/Fevereiro de 2015 comecei a treinar tiro e esgrima. Fiz 2 provas onde fiz as 4 modalidades. No tiro também já começo a colher alguns frutos. Somente ainda não iniciei o Hipismo.

ACV: Podes-nos apresentar o teu curriculo no Biatle?

EM: Claro. Recentemente fui campeão mundial de Biatle numa prova que se realizou nos mês de setembro na Georgia e foi até hoje o momento mais alto da minha curta carreira. Em termos cronológicos fui em 2013 fui Vice-Campeão Nacional e 4º no Campeonato Europa de Bialte, em 2014 fui Campeão Nacional e 7º no Campeonato da Europa de Bialte e em 2015 fui Campeão Nacional e 1º na Taça do Mundo de Bialte, além do já referido campeão do mundo.

ACV: Quais os teus objetivos para o futuro desportivo?

EM: Se conseguir ter apoios para me dedicar a 100% vou dar o corpo ao manifesto para lutar por um pódio no Mundial de Biatle. O pentatlo moderno é desporto requer MUITAS horas de treino, 6 a 8h diarias e isto para pensar em Mundiais ou Jogos Olimpicos treinar este nº de horas e ainda ter cabeça para outra coisa não é facil, só com muita dedicação e apoios conseguirei ter algumas hipoteses de conseguir atingir os meus objetivos de estar por exemplo nuns jogos olimpicos.

ACV: Obrigado Édi pela entrevista e por acreditares no nosso projeto. O Atlético Clube de Vermoil de tudo fará para corresponder às tuas expectativas e apoio que necessitas para continuares a evoluir. Não podemos de deixar passar, sem apelar que quem tenha essa possibilidade que continue a apoiar ou que possa inicar esse apoio a estes jovens e ao associativismo para que se continue e realizar um trabalho de excelência e com resultados fantásticos.