10 km de Leiria

CHONKA e DEONILDE vencem em Leiria

Numa organização do clube Leiria Marcha Atlética, cumpriu-se este domingo, na cidade do Liz, mais uma edição dos “10 km de Leiria”.

A prova, que este ano ensaiou um novo percurso, faz-se num percurso sempre fiel ao rio da cidade. Este ano subiu um pouco mais (até bem próximo do ISLA – ou não fora ela, a prova, o Campeonato Nacional de Estrada Universitário), para águas mais limpas e para um espaço mais arejado.

Bom tempo: muito sol mas não muito calor e uma agradável brisa (que no final soprava bem forte) serviram de pano de fundo aos duzentos e muitos atletas que concluiram a corrida.

Dominada pelos “senhores doutores” e na ausência de nomes sonantes, aos clubes locais coube a classe “masters” (como agora se chama à veterania). Também não há universitários veteranos, não é…?

SERGIY CHONKA venceu na “classe” M40, clasificando-se em 14º da geral com o tempo de 35’59”. Seguiu-se um pouco mais abaixo, e em ritmo de passeio, o M45 MÁRIO HENRIQUES, que ainda fez 3º lugar, em 35º da geral com a marca de 38 minutos certos. AMILCAR BRITO, que começou muito bem mas depois terá pago caro a ousadia (tem calma Amilcar! Não queiras tudo de repente…), fez 54º – 29º do escalão de sénior com o tempo de 40’06”.  A segunda vencedora do dia foi  crónica mocinha do pódio, DEONILDE COSTA que, com os seus 44’12” obteve o 108º lugar da geral, repetindo, assim, a vitória do ano passado. Por último, mas não menos cansado, chegou o EUGÉNIO MENDES acusando um pouco o peso das pernas com 47’07” e o 145º lugar da geral e o 14º no escalão M50.

Não havendo, nem fotógrafo extra nem classificação coletiva, foi tomar banho, receber os prémios e morfar uma sandes de porco no espeto que a organização brindou toda a gente.

De realçar um aspecto bastante posito no percurso deste ano: a meta no estádio. Ao menos que sirva para estes biscates!

Classificações, AQUI

Fotos ACV (pódios), AQUI

Fotos ADAL (incuindo a que ilustra esta crónica), AQUI