Corrida do Farol

7º corrida do Farol

No domingo de verão a adivinhar chuva, o Atlético Clube de Vermoil rumou à Burinhosa para cumprir, pela 7ª vez, a “Corrida do Farol”.

Esta, cada vez mais, conceituada prova liga aquela simpática aldeia de Pataias ao farol de S. Pedro Muel, numa distância de 14,5 km. O percurso é todo ele desenhado em plena Mata Nacional, num rumo paralelo ao oceano.

A organização teve que fechar as inscrições com alguns dias de antecedência, tal tem sido a concorrência, mérito e fama do evento.

Este ano, o Bruno Gaspar, que já lá tinha sido 3º e segundo, atingiu o pico vencendo categoricamente a prova. O Cristiano António, embora a mais de um minuto, provou também estar em grande forma e obteve a segunda posição. Um pouco mais atrás (7º) ficou o M40, Carlos Santos. Por incrível que possa parecer, este sétimo lugar da geral individual só deu para o 4º (quarto) lugar no escalão…

Por equipas é que a coisa não foi completa: novamente, o segundo lugar em duas semanas seguidas e, também, por … dois pontos!!!

Apesar de termos marcado presença com 11 atletas, foi o Mário Henrique que, ainda em ritmo de recuperação, fechou a equipa (34º). Boa Mário. Benvindo!

É o ponto de honra da organização (que toda ela irradia simpatia) esmerar-se na “terceira parte”. De facto, as gentes da ACRD local (que tem no futsal o seu ‘mais que tudo’) não brincam em serviço. Um fausto e alegre banquete para recuperar… Magnífico!

Uma nota negativa que nada tem a ver com a impecãvel organização: imagine-se que, quatro meses após o temporal de janeiro, os donos das árvores caídas ainda não desimpediram a estrada que liga a Marinha Grande a S, Pedro Muel, pelo parque de lazer até à Praia Velha. Vão ser presos, autuados ou, de alguma forma punidos com a incúria e desleixo cometidos? Nada disso! O dono é o Estado Português. E… o que é pior, não faz nem sai de cima! Ameaça com pena de prisão quem lá mexer!!! Em consequência e impotente para resolver o problema, a organização teve que alterar parte do percurso…

Só neste (pobre) país!

EM