Nacional de corta-mato

Veteranos quintos* e Seniores nonos

Coimbra teve outro encanto na manhã do passado sábado. O Parque da Canção vestiu-se de cores garridas correspondentes aos mais diversos tons dos equipamentos dos atletas: federados e escolas.

O ACV esteve amplamente representado, pois foram vinte e três os seus atletas presentes.

Abriu a competição a prova de inicados femininos (Desporto Escolar) com a Késsia Silva a fazer 13º lugar.

A Inês Santos foi 15ª nos juvenis femininos e a primeira do distrito de Leiria. Ilidio Dias, Wilson Conniott e Tiago Marques foram os restantes atletas representando, desta feita, o IP Leiria.

Quanto aos campeonatos, propriamente ditos (todas com 4 km), começamos pelas senhoras e damos lugar à Deonilde Costa que, no escalão de veteranas, obteve a 22ª posição da geral. Blandina Lourenço foi a 66ª, em seniores.

Nos homens, e começando pelos menos gastos, a prestação de cada um foi a seguinte: Tiago Marques foi 31º, Wilson Conniott foi 54º, Luis Gomes 64º, Mário Fonseca 66º, Bruno Gaspar 92º, Nelson Ferreira 120º e Simão Carreira 161º. Coletivamente fomos 9º com 215 pontos. O vencedor da prova foi Rui Silva do SCP e por equipas ganhou o Benfica.

Campeonato nacional corta mato 1
Campeonato nacional corta mato 2

Em veteranos levou a melhor pelo clube o Serguey Chonka, que fez um excelente 14º lugar, secundado, depois, por MIguel Angelo em 19º, Carlos Santos 42º, Aquilino Ferreira 64º, Alfredo Santos 105º e Eugénio Mendes 106º. Coletivamente, e à condição, ficámos em quinto lugar com 139 pontos. Ganhou a prova o atleta Artur Rodrigues do Núcleo de Atletismo de Cucujães e coletivamente venceu a fortíssima equipa do Benaventense com 20 pontos.

Mais uma excelente jornada para o atletismo e para o Atlético Clube de Vermoil. Parabéns a todos os atletas!

J. SIMÃO salta para a medalha

Entretanto, no dia seguinte, em Pombal, na expocentro, João Simão sagrou-se campeão nacional de Salto em Altura (M40), com a marca de 1,65 m. 

Numa looonga prova (uma hora depois de começar… o João ainda não tinha feito nenhum salto!!!), o atleta do ACV pulou a fasquia mais alto que todos os adversários do seu escalão, suplantando o segundo por 5 cm.

Da parte da manhã, no comprimento, Simão já tinha aquecido e pulado 5,35m obtendo um bom quinto lugar.

Com estes dois resultados, o atleta vermoilense conseguiu, sozinho, os 12 pontos que classificaram o ACV no 39º lugar em 60 pontuados.

Numa animada e participada jornada para os mais entradotes (estiveram presentes mais de 250 atletas) choveram recordes, atrás de recordes e… ia caindo um… do mundo!

Parabéns, João!