1ª Tripla-Légua

Vitor Dinis (Juventude Unida) e Carla Martins (NA Matosinhos) vencem Corrida do Centenário

Vitor Dinis, o primeiro vencedor em Vermoil

António Reis (PSP Leiria) vence em veteranos e ... seu filho, António Reis - Tomané (MC Leiria), 2º junior, foi o primeiro atleta do distrito a cortar a meta...

Pai e filho deixaram a sua marca em Terras de Alcamen

A convite da Sociedade filarmónica de Vermoil, que comemorava o seu centésimo aniversário, o Atlético Clube de Vermoil organizou a “Corrida do Centenário”, que, mais tarde passou a designar-se por Tripla-Légua e, ainda, por Dupla-Légua de Vermoil.

Debaixo de um mar de água, naquela manhã de sábado, 55 bravos homens e mulheres deram corpo a um fenómeno de popularidade e publicidade para a localidade. A defesa de um desporto popular, para todos, sem barreiras nem elitismos, sempre foram imagem do ACV. Copiando o que de bom já se fazia na altura – mas de forma discreta – um clube de uma aldeia chama a esta “A Festa do Atletismo”.

Vermoil viria a ser escolhida pelo INATEL para palco dos seus últimos Campeonatos Distritais de Estrada e a ADAL para mais outros…

Pois bem, curiosidade ou coincidência do destino, nesta primeira edição, em veteranos (escalão único) ganhou um senhor muito dedicado à causa. De seu nome ANTONIO REIS, representando a PSP de Leiria (há quem se lembre daquela corrida nas Cortes que terminou … na sua adega!!!). Não chegou a tempo, porém, de ver chegar o seu rapagão, também com o mesmo nome, já que este, ainda junior, fez menor distância, e foi (tinha sido) o primeiro atleta do distrito a chegar à meta. Este ANTÓNIO também REIS viria a ser presidente da Associação Distrital de Atletismo de Leiria que nasceria quatro anos depois…